1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Eu quero a receita, porque e…

"Eu quero a receita, porque eu gosto muito do seu bolo."

Tradução:Mi volas la recepton, ĉar mi tre ŝatas vian kukon.

June 7, 2019

7 Comentários


aprendino

"Mi volas la recepton, ĉar mi multe ŝatas vian kukon"

Concordam que isso também está correto?


noebailly

Eu acho que sim


Aloysio484763

Porque que tem que ser "muito gosto", ao invés do certo " gosto muito"? Faz muita diferença na frase?


ValdirGouv1

Qual a diferença do uso do MULTE e do TRE?


noebailly

Também não está claro para mim. Mas até agora o que acho que entendi é: Multe é usado como quantidade. Ou seja usado para quantificar um substantivo (objeto ou sujeito) ou para quantificar um vermo, servindo como advérbio sem outro advérbio concomitante.

Já o tre seria usado para quantificar adjetivos e quantificar advérbios.

E parece que de acordo com esse exercício, quando quantificamos um vermo, ou seja usamos um advérmo com significado de muito, tanto o tre quanto o multe podem ser usados.


Aloysio484763

Porque o TRE não pode vir antes do ŜATAS?


aprendino

Pode sim. Inclusive é assim que está na resposta.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.