1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Eu gosto muito de pão marrom…

"Eu gosto muito de pão marrom."

Tradução:Mi tre ŝatas brunan panon.

June 13, 2019

9 Comentários


aldocristino

Por que Mi sxatas multe brunan panon está errado?


Marcionilo.

o "Tre" seria conveniente, pois ele é um advérbio de intensidade, enquanto que "multe" é mais usado em contextos de quantidade.


bruno.gued

Porque nao uso de para de


Celioluzverde

bruno.gued:

O verbo GOSTAR, em Português, é TRANSITIVO INDIRETO. Quem gosta GOSTA DE algo.

Em Esperanto, ele é TRANSITIVO DIRETO: quem gosta, GOSTA ALGO.

Mi ŜATAS TION (o N final é para indicar que se trata de objeto direto).


Ifagor

Mas por exemplo, quando é "Eu gosto da cor azul" fica "Mi tre sxatas la bluan koloron" tem esse "la". Sabe me explicar o porque disso por favor ? Dankon!


Ifagor

Eu nao entendo porque quando é "Eu gosto da cor azul" fica "Mi tre sxatas la bluan koloron" tem esse "la". Mas nesse caso de pão marrom nao tem. Alguem sabe pq ?


Celioluzverde

Ifagor:

"Eu gosto muito de pão marrom" = Mi tre ŝatas brunan panon.

"Eu gosto muito do pão marrom" = Mi tre ŝatas la brunan panon.

PÃO MARROM é uma expressão indefinida, refere-se a qualquer pão marrom. Por isso, utiliza-se aqui o pronome indefinido UM.

O PÃO MARROM é algo específico, refere-se a um pão específico. Por isso, utilizamos o artigo definido "O".

"Mi tre ŝatas la brunan panon" também é uma frase correta, mas a mensagem transmitida é ligeiramente diferente (trata-se de um pão marrom específico).


Ifagor

Tre dankon, já estava errando muito isso. Que nem em: " Eu gosto da cor azul" = "Mi sxatas la bluan koloron". Sem o LA da errado. Acho que podemos ter uma regra: se for DA/DO/DAS/DOS usa o LA, se não, usa só o Sxatas.


Celioluzverde

Exatamente, Ifagor!

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.