1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: English
  4. >
  5. "A que horas elas vão jogar v…

"A que horas elas vão jogar vôlei amanhã?"

Tradução:What time are they playing volleyball tomorrow?

June 15, 2019

9 Comentários


Ponci.

Present continuous no futuro:

Estrutura é: VERB TO BE + VERBO+ ING. Ele muitas vezes é utilizado no lugar do GOING TO.

É utilizado essa estrutura, em planos fixos, quando já esta tudo planejado (onde,como, onde) e com verbos relacionados a viagens : go, come, arrive, leav... etc . E no futuro próximo/ imediado. E nas maioria das vezes termina a frase com palavras que remetem ao futuro (tomorrow, datas no futuro, next Friday (na próxima sexta), at the weekend (no fim de semana).

Qual é a diferença entre usar ‘be going to’ e o presente contínuo para falar de planos no futuro? Vamos ver mais alguns exemplos:

“I’m going to play football on Saturday.” (Vou jogar futebol no sábado.) Você já tem o plano em mente, mas é possível que ainda não tenha feito nada para confirmá-lo. Também é provável que jogar futebol aos sábados não seja comum para você.

“I’m playing football on Saturday” (Vou jogar futebol no sábado.) A tradução é a mesma, porém, com esta construção, você dá a entender que, além de ter feito o plano, já agiu para colocá-lo em ação – pode já ter ligado para os amigos, por exemplo, para combinar. Neste caso, é mais provável que jogar futebol aos sábados seja uma atividade comum para você.

Ex: We´re meeting at 11 Tomorrow (nois nos encontraremos as 11 horas amanha) * já estou pronto.

They´re getting married in October (eles se casaram em outubro) *já reservamos o bifê e estamos em setembro

She´s leaving on Friday (ela sairá na sexta) *ela desmarcou um outro compromisso, e hj é quinta (futuro proximo)

OBS: o Present Continuous NÃO pode ser utilizado para previsões de tempo

https://englishlive.ef.com/pt-br/blog/gramatica-em-ingles-ing-para-formar-o-futuro/#:~:text=As%20formas%20mais%20comuns%20de,de%20planos%20para%20o%20futuro.&text=Pois%20%C3%A9%2C%20verbo%20to%20be,usando%20para%20falar%20do%20futuro.

video explicando:

https://www.youtube.com/watch?v=euq7Znwypnc


Carmem650267

Ponci, muito boa sua explicação, mas devo fazer uma observação sobre a tradução da frase: They're getting married in October. O correto é: Eles se casarão ou eles vão se casar em outubro. Casaram é passado, ok?


JosJderDan

Estou certo de que foi um erro de Ponci na hora de digitar, pois ele explanou com muita propriedade.


Nandovittor

What time will they play volleyball tomorrow? Seria correto tbm ?


WarsawWill

É possível, sim, mas perguntando sobre planos no futuro é muito mais comum usar o Present Continuous, como aqui:

"What are you doing tomorrow?"
- O que você vai fazer amanhã?

"Where are going for your next vacation?"
- Onde vocês vão para as suas próximas férias?


Ponci.

Obg Will to achando mais dificil o present continuous no futuro do que o Present perfect kkk


GlriaGall

Pq não está certo are going to play


jurvamotta

Hi,... WHAT TIME ARE THEY [PLAYING] VOLLEYBALL TOMORROW?...and...or...(my answer)...WHAT TIME ARE THEY [GOING TO PLAY] VOLLEYBALL TOMORROW?...(According to the Duo, these two sentences are right.)= PRESENT CONTINUOUS TENSE= TO BE= and NEXT FUTURE=TOMORROW. ... What do you think?... Good job. Good study. Good luck.

Aprenda inglês em apenas 5 minutos por dia. De graça.