https://www.duolingo.com/AlvesCarvalhais

Infinitivo ou Gerúndio ? qual usar e qual é o mais comum ?

Por exemplo a frase, I like to work. Pode ser I like working. Eu queria saber qual é o comum e mais usado, e qual é o mais formal e o mais informal. Por favor, me expliquem o uso do gerúndio nas frases.

4 anos atrás

8 Comentários


https://www.duolingo.com/RachelGaia

Oi Kiyz, eu acho que não é uma questão de mais comum mas de qual o sentido.

Em: I like working. a declaração do gostar é o ponto, mesmo que você diga algo mais. Quando você usa o infinitivo, o que você vai informar a mais é que é mais importante, é o seu foco: I like to work in the morning. I like to work with you. E por aí, entendeu?

E, o gerúndio mesmo só é usado com o To Be.

4 anos atrás

https://www.duolingo.com/AlvesCarvalhais

Entendi, obrigado !

4 anos atrás

https://www.duolingo.com/diego.vinci

Kiyz, acredito que esse seja o típico assunto que merece mais atenção do que aparenta merecer, até porque exige um certo esforço de memorização para sabermos quais são os verbos que devem ser seguidos por infinitivo ou por gerúndio.

Achei excelentes os links que foram postados pelo pessoal e a explicação do Davu sintetiza a ideia geral da coisa, ou seja, existem:

  • verbos seguidos pelo outro verbo no gerúndio: Ex.: ENJOY (enjoy traveling), FINISH (finish reading), MISS (miss playing)...;
  • verbos seguidos pelo infinitivo: Ex.: PLAN (plan to travel), AGREE (agree to stay), PROMISE (promise to go)...;
  • verbos seguidos por infinitivo ou gerúndio que sofrem pouca ou nenhuma mudança no significado: Ex.: caso do verbo LIKE bem explicado pela RachelGaia, START (start working/start to work = começar a trabalhar, CONTINUE (continue doing/continue to do = continuar fazendo)...;
  • verbos seguidos por infinitivo ou gerúndio que sofrem alteração no significado: Ex.: STOP (stop smoking = para de fumar/stop to smoke = parar para fumar), REMEMBER (remember reading = lembrar de ter lido/remember to read = não se esquecer de ler), REGRET (regret informing = arrependo-me de ter informado/regret to inform that = sinto informar que…) etc...

Surpreendente a diferença no sentido de alguns desses últimos exemplos, hein! Enfim, acho que vale a pena dar uma conferida melhor no assunto para sabermos como utilizar corretamente os verbos mais comuns nesses casos.

4 anos atrás

https://www.duolingo.com/AlvesCarvalhais

Sim, fica até confuso as vezes saber quando usar o gerúndio ou o infinitivo precisarei ter uma boa memória. Thanks for your answer.

4 anos atrás

https://www.duolingo.com/..BATMAN..

Na verdade não tem regra. Mas você pode se acostumar com as expressões mais usadas: http://www.teclasap.com.br/gramatica-gerundio-ou-infinitivo/

4 anos atrás

https://www.duolingo.com/AlvesCarvalhais

Ok, obrigado pelo site, irei olhar.

4 anos atrás

https://www.duolingo.com/Davu
Davu
  • 25
  • 25

Depende do verbo, alguns exigem o gerúndio, outros exigem o infinitivo e às vezes ambos servem. Neste caso, o verbo "like" pode usar ambos. Veja as listas aqui: http://www.engvid.com/english-resource/verbs-followed-by-gerunds-and-infinitives/.

4 anos atrás

https://www.duolingo.com/AlvesCarvalhais

Thanks, vi o link e ajudou bastante !

4 anos atrás
Aprenda um idioma em apenas 5 minutos por dia. De graça.