1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Ni manĝas kukon en la parko."

"Ni manĝas kukon en la parko."

Tradução:Nós comemos um bolo no parque.

June 26, 2019

3 Comentários


jorge390369

Queria saber, por favor, o que é acusativo. Estou meio confuso.


Celioluzverde

Em Esperanto existem dois casos gramaticais: NOMINATIVO e ACUSATIVO. No Português não existem esses casos. Em Latim existem seis casos. Em Polonês existem sete casos. Depende do idioma...

O NOMINATIVO é o caso normal de todas as palavras.

O ACUSATIVO é formado acrescentando-se a letra N no final da palavra.

P) Quando se usa o acusativo?

R) Quando a palavra ou expressão é OBJETO DIRETO, ou seja, complemento direto de um verbo nocional. Verbo nocional é todo verbo que não seja de ligação.

Eu vendi laranjas.

Sujeito: EU

Verbo nocional: VENDI

Objeto direto: LARANJAS (recebe um N a mais, em E-o).

Mi vendis oranĝojn.

Eu ESTOU alegre.

Sujeito: EU

Verbo: ESTOU (verbo de ligação)

PREDICATIVO do sujeito: ALEGRE (Nominativo, porque não é objeto direto).

MI ESTAS ĜOJA. (não recebe N no final)


Keciro

clica na lampada que tem no ícone da lição.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.