1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Ele tem uma flor azul."

"Ele tem uma flor azul."

Tradução:Li havas bluan floron.

July 3, 2019

4 Comentários


deydeyxuxu

Li havas unu bluan floron estaria errado?


Celioluzverde

Depende, deydeyxuxu.

Se você quiser enfatizar que se trata de UMA flor apenas (e não duas ou três), estaria certo usar o UNU, que é numeral.

Se queremos dizer que ele tem uma flor azul (que poderia ser vermelha), estamos dando ênfase à flor em si, não à quantidade de flores. Então o UMA não tem conotação numérica, é um artigo indefinido, que em E-o é omitido, porque não existe artigo indefinido em E-o.


Roberto108947

Porque usa-se blua e bluan?


Celioluzverde

Roberto108947:

Todo OBJETO DIRETO recebe um N a mais no final, em E-o.

OBJETO DIRETO é o complemento do verbo (quando não vem acompanhado de preposição).

ELE TEM .... (ele tem O QUÊ?)

Ele tem UMA FLOR AZUL.

UMA FLOR AZUL é o objeto direto de TEM.

UMA é artigo indefinido, que não existe em E-o.

FLOR AZUL é BLUA FLORO, que se modifica para BLUAN FLORON.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.