1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Eu gosto da xícara do menino…

"Eu gosto da xícara do menino."

Tradução:Mi ŝatas la tason de la knabo.

July 4, 2019

3 Comentários


adriano131313

Eu nao entendo ainda a logica dos "Ns"?


Celioluzverde

adriano131313:

N é a marca do acusativo.

Essa letra é acrescentada ao final dos substantivos, adjetivos, pronomes e numerais ordinais, quando eles funcionam como objeto direto.

Mi vizitas mian amikon é diferente de Min vizitas mia amiko.

Eu visito meu amigo / Meu amigo me visita.

O N é acrescentado àquele que é visitado.

Este é o acusativo de objeto direto.

Existem outros casos de acusativo, que serão estudados posteriormente:

acusativo de substituição de preposição,

acusativo de direção e movimento,

acusativo de clareza ...

Mas não se preocupe, tudo é muito simples e será estudado a seu tempo.


aventureirorico

Ótima explicação. Dankon.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.