1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "La gefratoj ofte ludas kun l…

"La gefratoj ofte ludas kun la gekuzoj ."

Tradução:Os irmãos frequentemente brincam com os primos.

July 9, 2019

7 Comentários


Mariliap0406

USAMOS AS PALAVRAS GEFRATO E GEKUZO EM SINGULAR? ME PARECE QUE SÓ SÃO USADAS NO PLURAL, IRMÃOS E PRIMOS


Marcionilo.

Sim, é pluralizado e indica junção de dois gêneros, portanto, sempre estará no singular.


Mariliap0406

minha dúvida é que sempre vejo as palavras em plural, como no exercício em questão, gefratoj e gekuzoj...


librulino

É porque a palavra vai indicar a existência de pelo menos duas pessoas (um homem e uma mulher, pelo menos), então vai aparecer no plural mesmo. Acho que o Marcionilo se confundiu ali em cima. :)


Mariliap0406

obrigada! então, havendo o GE significa não só mais d 1 pessoa como, também, 2 gêneros? se forem 2 filhos do mesmo sexo utilizaríamos FILOJ e não GEFILOJ?


librulino

Isso mesmo. Se forem dois filhos homens, "filoj", se forem duas filhas mulheres, "filinoj", e se forem filhos de ambos os gêneros (dois ou mais de dois, a quantidade não é limitada), aí a gente usa "gefiloj". :)


Jos920487

Resposta correta. Foi exatamente o que escrevi e foi dada como incorreta. Não estou entendendo mais nada. Deveria ter um linha para apoio, sfinsl fe contas, eu paguei antecipado e não estou tendo um retorno. Quero retorno. La gefratoj ofte ludas kun la gekuzoj.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.