"Quantos amigos tu tens?"

Tradução:Kiom da geamikoj vi havas?

July 9, 2019

4 Comentários


Mariliap0406

É ERRADO DIZER 'KION DA AMIKOJ VI HAVAS?'

July 9, 2019

Marcionilo.

Sim,, porque não se usa "kio" para realizar perguntas sobre quantidade; se

July 9, 2019

Mariliap0406

ESTOU QUESTIONANDO A PERGUNTA 'KIOM DA GEAMIKOJ VI HAVAS?' DO EXERCÍCIO... SE PODERIA SER 'kion da amikoj vi havas?'... MINHA DÚVIDA É SEMPRE O 'GE': GEAMIKOJ, GEPETROJ, ETC. PENSEI QUE SÓ COLOCAR ESSAS PALAVRAS NO PLURAL BASTARIA: AMIKOJ, PATROJ, FILOJ, ETC. FICO PERDIDA COM A FUNÇÃO DO "GE".

July 9, 2019

Nerdymann

No caso do "geamikoj", pelo fato de ser objeto direto ("Vi havas geamikojn"), em caso de pergunta sobre quantidade, se aplica o acusativo ou não?

July 16, 2019
Aprenda Esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.