1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Ela prefere escrever no pape…

"Ela prefere escrever no papel do que no computador."

Tradução:Ŝi preferas skribi sur papero ol per komputilo.

July 14, 2019

7 Comentários


Biagio.Barbosa

Prefere-se uma coisa à outra e, não, uma coisa do que outra.


NunoRafael13

Rejeitou: "Ŝi preferas skribi sur la papero ol per la komputilo"

As preposições "sur" e "per" não excluem o artigo definido. Assim, diria que a minha versão é mais literal e que deveria ter sido aceite.


Celioluzverde

NunoRafael13:

Gramaticalmente, o artigo definido (LA) só deve ser usado quando se tratar de algo específico.

LA PAPERO seria aquele papel específico.

LA KOMPUTILO seria aquele computador específico.

Estilisticamente, o artigo LA usado com parcimônia embeleza o estilo (sem lá-lá-lá).


NunoRafael13

Entendo.

Talvez até concorde com a posição (se for o caso) do Duolingo sobre estilo desde que não seja prescritivista.


Celioluzverde

Ô NunoRafael:

Ressalvo que não sou moderador no Duolingo! Apenas participo como um aluno qualquer.

O que escrevo é opinião minha, jamais uma posição do DL.


NunoRafael13

Não era preciso a ressalva :-)

Entendera e concordaria se o Duolingo pensasse da mesma maneira!

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.