1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "O crocodilo tem mais de um m…

"O crocodilo tem mais de um metro de comprimento?"

Tradução:Ĉu la krokodilo estas pli ol unu metron longa?

July 17, 2019

8 Comentários


DouglasJos13

Se o verbo é estas, por que há acusativo?


Celioluzverde

DouglasJos13:

O acusativo aqui não é devido ao verbo ESTI.

Para informar distâncias, usa-se o acusativo de substituição da preposição JE.

Pode-se dizer:

"la krokodilo estas pli ol unu metron longa" ou

"la krokodilo estas JE pli ol unu metro longa

A primeira forma é a mais usual.


TSilva930533

Mais uma regra que vai custar a encaixar


SilvanaRoc952258

Também tive esta dúvida. Por que será?


JussaraJSilva09

Porque é o verbo "estas" e não "havas" ?


Celioluzverde

JussaraJSilva09:

O verbo ESTI = SER, ESTAR, HAVER (no sentido de existir)

O verbo HAVER = HAVI (no sentido de conter, possuir).

NE ESTAS ŝtonoj en tiu rivero = NÃO HÁ pedras naquele rio.

MI HAVAS du filinojn = EU TENHO duas filhas.


[conta desativada]

    Mas nesse caso o verbo se encaixa na regra do POSSUIR. Tô já desistindo


CelioFM

    romeurqj:

    O verbo ESTI, aqui, é no sentido de SER.

    Há duas maneiras de redigir a frase:

    1) La krokodilo HAVAS pli ol unu metron (da longeco);

    2) La krokodilo ESTAS pli ol unu metron LONGA.

    Não se preocupe muito. Passo a passo essas redações se automatizam.

    Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.