1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Kio estas tiu objekto?"

"Kio estas tiu objekto?"

Tradução:O que é esse objeto?

July 17, 2019

11 Comentários


Alpakulo

Existe diferença entre o "esse" e "este" para a tradução de "tiu"?


Celioluzverde

Sim, Nerdymann:

ESTE = TIU ĈI (perto de quem está falando)

ESSE = TIU (perto de quem está ouvindo)


Keciro

Sim, este é algo que está perto de quem fala, e esse algo que está distante.


LucasKukurbo

pq n se usa tio, ja q eh um objeto e nao uma pessoa?


Celioluzverde

Aqui, Lucas, a tradução é literal:

(Kio) estas (tiu objekto)?

(O que) é (esse objeto)?

KIO usa-se para perguntar.

TIO usa-se para responder.

TIU = esse, aquele, aquela (independente de ser pessoa ou objeto).

KIO estas TIO? - TIO estas homo, tio estas hundo.

KIU estas TIU? = QUEM é aquele?


LucasKukurbo

mas se tiu usa-se p perguntar, pq se usa kio estas TIO?


Celioluzverde

Não se usa TIU para perguntar.

Todos os correlativos interrogativos começam com K.

Todos os correlativos indicativos começam com T.

"KIO ESTAS TIO?" = "O que é aquilo?"

"KIO ESTAS ĈI TIO?" = "O que é isto?"


LucasKukurbo

mas pq n poderia ser kio estas tio objekto, nesse caso? qual seria a diferenca d kio estas tiu e kio estas tio (quando se trata de objetos)?


Celioluzverde

"KIO estas TIO objekto" seria

O QUE é AQUILO objeto (frase sem sentido).

KIO estas TIO = O QUE é AQUILO.

KIO estas TIU é uma frase incompleta,

Poderia ser, por exemplo,

KIO estas TIU OBJEKTO? = O QUE é AQUELE OBJETO.

TIU é um pronome adjetivo.

TIO é um pronome substantivo.


samuelnostobe

Dankon pro la respondojn!


Celioluzverde

samuelnostobe:

Estas tre bone, ke vi skribas en Esperanto.

Bv. korekti: "respondoj", anstataŭ "respondojn", ĉar post prepozicio (PRO) oni devas uzi nominativon, ne akuzativon:

Dankon pro la respondoj!

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.