1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "O Adão gosta de comer carne …

"O Adão gosta de comer carne com legumes verdes."

Tradução:Adamo ŝatas manĝi viandon kun verdaj legomoj.

July 23, 2019

12 Comentários


Celioluzverde

ESCLARECENDO:

LEGOMOJ KUN VIANDO é objeto direto de MANĜI.

KUN é uma preposição, que une duas palavras de mesma função sintática (dois objetos diretos). Em princípio, VIANDO e VERDAJ LEGOMOJ iriam para o acusativo de objeto direto. Mas... a oitava regra das dezesseis regras fundamentais do Esperanto diz: "Todas as preposições, por si mesmas, pedem o nominativo".

Assim, resulta que VIANDO vai para o acusativo, por ser objeto direto, e LEGOMOJ fica no nominativo, por força dessa oitava regra fundamental, embora "legomoj" também seja objeto direto.

Depois de preposição, devemos sempre usar o NOMINATIVO, a menos que haja alguma outra razão, que não seja o objeto direto, para usar o acusativo (acusativo de direção e movimento).

É o caso da preposição EN, que em si não indica movimento.

Para diferenciar entre o "estático" e o "dinâmico", após EN usamos ora o nominativo, ora o acusativo, dependendo do que estamos querendo comunicar.

Por exemplo:

La fiŝoj saltis EN LA BARKO significa que os peixes já estavam no barco e saltavam.

La fiŝoj saltis EN LA BARKON significa que os peixes estavam no mar e saltaram PARA DENTRO do barco (direção e movimento).

A preposição KUN é uma preposição essencial, o N de KUN faz parte da raiz, não tem nada a ver com acusativo. KUN não indica direção, indica ACOMPANHAMENTO.


samuelnostobe

Não sei se é verdade, mas explicou muito bem.


Norbert931570

Por que nao "...viandon kun verdajn legomojn"?


Keciro

palavras que vêm depois do 'kun' não recebem acusativo.


HamiltonM01

Interessante, o meu livro explica: "Em Esperanto,o receptor da ação (objeto direto) recebe a terminação "-n" (acusativo) no substantivo, no adjetivo, no plural e no singular e ainda nos pronomes pessoais e possessivos" e não vi essa situação que palavras após "kun" não devem receber acusativo,principalmente na frase citada onde "comer" é um verbo transitivo direto. Não estou dizendo que o que você disse não está correto, mas acabei de reler todo o capítulo "Acusativo" e não vi tal citação.


Keciro

mano, eu não lembro aonde eu vi mas, tava dizendo que depois de preposições que indicam direção (kuN) não se usa o acusativo.


HamiltonM01

Desculpe, mas "com" é uma "Preposição essencial" o que quer dizer que não desempenha outra função , atuando apenas como preposição e "não indica direção" principalmente na frase acima (do exercício): "comer carne COM legumes verdes.").


Celioluzverde

Ô Keciro:

Se a preposição já indica direção, AL, por exemplo, não se utiliza o acusativo indicativo de direção.

A preposição KUN não indica direção, indica acompanhamento.

Sugiro ler o comentário ESCLARECENDO.


Celioluzverde

HamiltonM01:

Tudo o que você disse está corretíssimo.

Mas os livros, dependendo do nível a que se destinam, nem sempre entram nesses detalhes avançados do acusativo.

Sugiro ler o comentário ESCLARECENDO.


HamiltonM01

É verdade, também fiquei com a mesma dúvida.


Celioluzverde

Norbert931570:

Ver comentário ESCLARECENDO.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.