1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Ili pensas, ke mi estas la s…

"Ili pensas, ke mi estas la sola, kiu zorgas."

Tradução:Elas acham que eu sou o único que se preocupa.

July 26, 2019

5 Comentários


Mr_GaGa

É normal ter uma virgula no meio assim? Parece que ela nao deveria estar ali


Celioluzverde

Mr_GaGa:

É recomendado por muitos gramáticos colocar uma vírgula antes dos correlativos que começam com K. Mas não é obrigatória essa vírgula.


aprendino

Essa vírgula só me fez ficar confuso com a frase.


Antonia635668

Ainda não consigo saber quando "ili" é ela ou ele /elas ou eles


Celioluzverde

ILI é sempre ELES ou ELAS (não há como diferenciar o plural masculino do plural feminino).

Na ânsia de diferenciá-los, alguns já propõem o pronome IŜI como plural de ŜI. É um neologismo que acho muito lógico, mas que ainda não foi oficializado.

Oficialmente, ELE = LI. ELA = ŜI. ELES = ILI. ELAS = ILI.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.