1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Kion trinkas la urso?"

"Kion trinkas la urso?"

Tradução:O que bebe o urso?

July 31, 2019

3 Comentários


Lucas.Hinterhoff

Acho que vi em algum módulo anterior que "o que" era "kio". Qual a diferença entre "kion" e "kio"?


Marcionilo.

"Kio" e "Kion" significam a mesma coisa: o que/que; porém cada um ocupa uma função sintática diferente. KioN, com o N no final, indica que é um objeto direto, já o "Kio", sem o N, indica que não é objeto direto, ou seja, não recebe ação de nada nem ninguém por meio da ação verbal. Entendeu?


Fernando419265

Parece que falam "kian" (que não faz sentido) em vez de "kion".

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.