1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Elas trabalham em um café."

"Elas trabalham em um café."

Tradução:Ili laboras en kafejo.

August 12, 2019

6 Comentários


Keciro

porque não se usa o 'unu' aqui?


Hannalucy_11

Saluton!

"Unu" é uma unidade, refere-se ao número 1 (um). O termo usado na frase em português, "um", trata-se, no entanto, de um artigo, e não de um numeral, por "en" é o correto ;)


doct0r96

Não existe artigo indefinido no esperanto


TaniaC3P0

Como entender se ili corresponde a eles ou elas?


Kratus_Hir

Ili é um pronome genérico, que corresponde a ambos os sexos. A tradução não vai estar errada colocando eles/elas. No entanto em uma conversa é importante prestar atenção no contexto, como por exemplo, se a frase se referir a "virinoj" (caso tenha sido citado), "patrinoj" ou "knabinoj", saber-se-à que o sujeito é feminino, portanto Ili=elas. O contexto é válido pra qualquer idioma. Espero ter ajudado! ; )


doct0r96

Pelo contexto, assim como o THEY = eles (as) do inglês

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.