1. Forum
  2. >
  3. Topic: Portuguese
  4. >
  5. "Onde a haveis encontrado?"

"Onde a haveis encontrado?"

Translation:Where have you met her?

April 19, 2013

11 Comments


Lingodingle

Anybody able to explain this one? I couldn't even make a good guess.


Paulenrique

Verb "haver" conjugated to vós (2nd plural person).currently we dont use that. You may find the usage of "vós" in old books. For the conjugation of this verb, access: http://www.conjuga-me.net/verbo-haver


diegopmelo

Eu nunca vi essa sentença em português!!!!!!


Paulenrique

É mesmo.... aprendemos coisas novas e coisas nem tão úteis.... mas está valendo ;)


Mallowigi

Porque usamos haver em vez de ter como nas frases anteriores?


Paulenrique

You can use "ter" too ;)


diegopmelo

Haver é sempre usado no sentido de existir...... "Há dez pessoas na fila", porém geralmente na linguagem informal usamos o tem.. "Tem dez pessoas na fila"..... ou seja " A fila tem dez pessoas".......


Paulenrique

Acho que o ponto aqui não é o verbo haver no sentido de existir mas sim o uso do pretérito mais-que-perfeito, onde pode ser utiizado como auxiliar tanto o verbo ter ou haver, ambos conjugados às respectivas pessoas: http://www.portugues.com.br/gramatica/formacao-dos-tempos-modos-compostos.html


diegopmelo

Tem razão Paulenrique, o verbo pode ser usado como auxiliar, mas não perder o sentido de "Existir", caso você passe para a voz passiva "Nos haviamos feito o convite para ela"..... "O convite para ela existiu"........ mas eu volto a repetir nunca vi a construção da questão ""Onde a haveis encontrado?" o mais usado seria "Onde tens encontrado"?


Paulenrique

Como é passado, o usual seria "onde a tinha encontrado?". O uso de "vós" é muito raro, mais em linguagem arcaica... na verdade, dizemos "onde você a tinha encontrado?" / "onde você tinha encontrado ela?" -- a forma mais comum... sempre acabamos usando a maneira mais fácil. Por exemplo, acho lindo dizer "ela acabara de entrar.." mas nós dizemos "ela tinha acabado de entrar..." entâo, recorremos ao que é mais corriqueiro... hehe


diegopmelo

Sim, o português falado tem seus arranjos e dificilmente usamos a segunda pessoa (tu,vós), até mesmo em outras regiões que o Tú é utlizado a conjugação do verbo não é feita da forma que deveria ser.

Learn Portuguese in just 5 minutes a day. For free.