https://www.duolingo.com/profile/LiliiaDias

Estar de férias or em férias?

Both prepositions are usually accepted in Portuguese. In formal grammar, the correct form is to "entrar em". Moreover, when this expression is followed by an adjective or adjective phrase, the use of the preposition "em" becomes mandatory.

“Entraremos em férias coletivas semana que vem”

“Estarei de férias a partir da semana que vem”

Just in case, always use the “em” for emails and written documents.

August 23, 2019

3 Comments


https://www.duolingo.com/profile/CelesteNunes

Both forms are accepted by use. If you want to be more formal, use "em". Daily, we talk "de férias" even. But if you talk "em férias", it is not strange, it is more beautiful.

August 23, 2019

https://www.duolingo.com/profile/andre.santos

Essas duas expressões existem na língua portuguesa e estão corretas.

Sempre que quisermos referir que estamos numa interrupção no trabalho e na atividade cotidiana para descanso do corpo e da mente, podemos utilizar a preposição de ou a preposição em:

Estamos de férias. Estamos em férias. Entrarei de férias. Entrarei em férias.

Embora alguns gramáticos defendam que a expressão em férias é a mais correta, a expressão de férias é a mais utilizada pelos falantes e ambas já se encontram consagradas pelo uso.

Exemplos com de férias Semana que vem não estarei no escritório, estarei de férias. A loja está fechada porque os donos estão de férias. Mesmo de férias, continuava recebendo ligações de trabalho.

Exemplos com em férias Semana que vem não estarei no escritório, estarei em férias. A loja está fechada porque os donos estão em férias. Mesmo em férias, continuava recebendo ligações de trabalho.

De férias…

Os defensores da expressão de férias afirmam que o verbo estar é usado com a preposição de para transmitir uma situação ou estado e estabelecem paralelismo com as expressões de folga, de licença, de plantão, de luto,… Também é considerado correto o uso da preposição de com os verbos entrar e sair.

Entrei de férias ontem. Saí de férias ontem.

Em férias…

Os defensores da expressão em férias estabelecem paralelismo com as expressões em recuperação, em recesso, em perigo,… e afirmam que deve ser sempre usada a preposição em quando a palavra férias vem adjetivada.

Os alunos alegraram-se por estarem, finalmente, em férias escolares. Todos os funcionários estarão em férias coletivas a partir da próxima semana.

Atenção! A língua portuguesa está em constante alteração, evolução e atualização, sendo muito defendido atualmente que o uso faz a regra e não o contrário.

Fonte: https://duvidas.dicio.com.br/em-ferias-ou-de-ferias/

Obs.: Sou Brasileiro e usamos "de férias" em 99% das vezes.

August 25, 2019

https://www.duolingo.com/profile/peecdro

honestly, i disagree with Celeste. "em férias" does sound odd to me, probably becuase i listen to way too much informal portuguese. but if you wanna sound natural, go for "de férias"

August 23, 2019
Learn Portuguese in just 5 minutes a day. For free.