1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Mia kafo estas tro varma."

"Mia kafo estas tro varma."

Tradução:O meu café está quente demais.

August 27, 2019

5 Comentários


fjunio13

por que "tro varma" e não "tre varma"?


fjunio13

não seria "-e" para advérbios e "-o" para substantivos?


Celioluzverde

Sim, fjunio13, boa pergunta!

SUBSTANTIVOS sempre terminam em O.

ADVÉRBIOS DERIVADOS sempre terminam em E.

Mas os ADVÉRBIOS PRIMITIVOS não precisam terminar em E, raramente terminam em E. Exemplos:

HIERAŬ, HODIAŬ, MORGAŬ = ONTEM, HOJE, AMANHÃ.

TRE = MUITO (por acaso termina em E, mas esse E não é terminação acrescentada).

VOLONTE = COM BOA VONTADE (não é palavra composta).

TRO termina em O, mas esse O não é terminação, é parte do radical.

TROE = EXAGERADAMENTE, é ADVÉRBIO DERIVADO. Por isso, tem a terminação E.


Celioluzverde

TRE VARMA = MUITO QUENTE

TRO VARMA = QUENTE DEMAIS


AdevanNasc

Meu café esta muito quente

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.