1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "La virino kisas la viron."

"La virino kisas la viron."

Tradução:A mulher beija o homem.

September 3, 2019

4 Comentários


Hellen784164

Por que a palavra "Viro" termina com 'n'?


Celioluzverde

Boa pergunta, Hellen784164.

Acrescenta-se um N quando a palavra funciona como objeto direto, ou seja, complemento direto de um verbo nocional (verbo que não seja de ligação).

É o tal do caso acusativo, tema desta lição.

Em E-o só existem dois casos: NOMINATIVO e ACUSATIVO.

NOMINATIVO: não acrescenta nada.

ACUSATIVO: acrescenta um N (quando for objeto direto, e em outros casos que serão estudados posteriormente).

VIRO é o complemento direto de KISAS.


RosaniaMen3

Viron . " A mulher beija um homem "


Celioluzverde

Não, RosaniaMen3:

O HOMEM é LA VIRO (porque o artigo definido O é LA em E-o).

UM HOMEM é VIRO (porque o artigo indefinido UM não existe em E-o).

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.