https://www.duolingo.com/BrandaoEduardo

Cronograma par estudos de ingles

A idéia é montar uma tabela (no Excel, na mão, da maneira que vc preferir) e uma primeira coluna com as principais atividades. Vou montar uma sugestão logo abaixo, daí você adapta da forma que te parecer mais conveniente, de acordo com sua necessidade, disponibilidade e interesse.

Divida em Reading, Writing, Listening e Speaking, para se organizar melhor - e para ter certeza de que você não está esquecendo de nenhum deles. Abaixo de cada um, escreva, por exemplo, qual o livro ou site sobre gramática que você vai seguir. Não tente usar muitos, isso pode te atrapalhar. Para Writing, anote assuntos que te interessa e sobre os quais seria legal escrever. Para Listening, escolha um podcast que te agrade. Anote programas/seriados/filmes nessa seção também. Para o Speaking, anote quais são suas opções (colegas que falam inglês, MSN, Sharedtalk, etc).

Abra uma coluna para cada mês do ano e anote tudinho que você pode fazer, mês a mês, referente cada uma das suas metas da primeira coluna. Eu, por exemplo, estou lendo um livro e pretendo termina-lo até abril, então isso tá anotado na minha tabela. Para Writing, estabeleça metas de "x" textos por mês, daí vc se organiza semana por semana. Se usar um livro, estabeleça qtas lições dele vc vai fazer por mês. Se acompanha um podcast, anote qtos pretende escutar por mês (se for o caso, comece com um número mais modesto e vá aumentando mês a mês, ex: fev 3 podcasts, abril= 5, maio =8, a partir de junho = 10).

No final de cada mês, revise se cumpriu tudo o que prometeu, reflita sobre o que foi que te fez não cumprir algumas das metas e tome atitudes para que isso não se repita (!). Se vai estudar sozinha, precisa de alguém para puxar sua orelha, e esse alguém se chama sua consciência. Anote todas as suas realizações, ex: se teve a oportunidade de uma conversa em inglês, anote sobre seu desempenho; faça anotações referente aos outros pontos que atingiu ou não. Aproveite essa revisão mensal também para rever suas metas futuras, principalmente no que diz respeito ao ritmo de estudos. Lembre sempre que qualidade e quantidade são bem diferentes (eu prefero passar um mês interinho pendurada no mesmo assunto, estudando bem a fundo, investigando cada detalhe, do que fazer diversas coisas apenas superficialmente).

Exemplo para a coluna de atividades:

Grammar: acompanhamento do livro XYZ. Reading: leitura de artigos no site xyz + livros indicados Writing: é bem provável que o livro q vc for acompanhar já indique temas para escrita, mas coloque aqui alguns assuntos interessantes que possam ser transformados em compositions no decorrer do ano. Vídeos: site xyz, para praticar listening e expressão/entonação + seriados/filmes Podcasts - Escolha um aqui e sugiro use este método aqui Prática de fala: anote suas opções aqui (colegas, MSN, etc). Sugiro tb q grave aúdios com a sua voz, para que você possa se avaliar e, consequentemente, melhorar. Pode ser que você ache o meu método uma coisa absurda e chata de se fazer. Entendo perfeitamente, às vezes eu tb acho que sou muito chata comigo mesma. Mas, caso ache interessante, adapte a lista da forma que te for mais conveniente e BONS ESTUDOS! compartilhe seus metodo de estudo.

4 anos atrás

1 Comentário

https://www.duolingo.com/Dezember

Eu aconselho o uso de uma agenda. Costumo utilizar EssentialPIM que é um ótimo programa para organizar o tempo e até mesmo para fazer um cronograma de estudos. As agendas são boas pois você pode sincronizar entre PC e smartphone, outra opção é a agenda do google.

4 anos atrás
Aprenda um idioma em apenas 5 minutos por dia. De graça.