1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Duolingo
  4. >
  5. Está chegando um modo difícil…

https://www.duolingo.com/profile/Desmafaguifador

Está chegando um modo difícil para o Duolingo (Fonte: Making Duolingo - blog oficial)

Um dos princípios básicos do produto Duolingo é que, ao tornar o aprendizado de idiomas agradável, nossos alunos estarão mais dispostos a segui-lo. Aprender um idioma é difícil, por isso é importante tornar nosso aplicativo divertido e emocionante para manter o ritmo. Ao mesmo tempo, achamos importante que as pessoas se desafiem regularmente com lições mais difíceis, mesmo que isso esteja fora de sua zona de conforto.

No verão passado, trabalhei com a equipe de produtos da Duolingo para criar novas maneiras de tornar o aprendizado de idiomas desafiador e divertido. Como jogador e gerente de produtos com experiência no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, essa foi uma tarefa agradável. Tive a oportunidade de pesquisar videogames e melhores práticas em mecânica de jogos. Isso nos levou a testar algumas teorias sobre a melhor forma de aumentar a dificuldade para nossos alunos, ao mesmo tempo em que aprimorava sua experiência com o Duolingo.

O que é ritmo e por que isso importa?

Tenho certeza de que todos nós já tivemos essa experiência: estamos assistindo a um filme ou lendo um livro, e parece muito simples. Não há variação de humor ou emoção; estamos simplesmente passando de uma cena para a seguinte.

Digite o ritmo. É uma técnica usada por contadores de histórias de todos os tipos para tornar as narrativas mais emocionantes. Você tem ação e tensão crescentes, o que torna o clímax - e a resolução subsequente - ainda mais satisfatórios. O ritmo também é um elemento-chave do design de jogos e é frequentemente empregado pelos designers de jogos para garantir que os jogadores permaneçam envolvidos. Você não quer que um nível seja muito fácil, porque então o jogador simplesmente passará por ele, superando obstáculos sem esforço e sem suar a camisa. Ao mesmo tempo, você deve evitar dificultar demais: se algo é muito difícil, pode começar a parecer injusto, levando os usuários a desistir. Definitivamente, não é isso que queremos que aconteça!

No aplicativo Duolingo, nosso objetivo é dar flexibilidade aos alunos em sua jornada de aprendizado de idiomas. De permitir que você escolha seu objetivo diário e incentivar a abordagem de foco para a progressão das árvores, queremos que os alunos interajam com o Duolingo de forma que os ajude a aprender e a manter seu hábito. No entanto, simplesmente passar pelas lições diárias às vezes pode parecer monótono, especialmente quando você tem familiaridade com o material ou usa nosso aplicativo há muito tempo.

Pronto para um desafio?

Isso levou à idéia do Hard Mode: uma maneira de variar a experiência da lição, enquanto permite que os alunos pratiquem suas habilidades no idioma! O Modo Difícil é um tipo especial de lição que aparece aleatoriamente para os alunos depois de terem feito algum progresso inicial. Ele foi projetado para desafiar os alunos, fornecendo a eles conteúdo de nível superior. Se um aluno não concluir uma lição do modo difícil, não mostramos novamente para essa combinação de habilidade + nível, para que eles possam aprender confortavelmente no seu próprio ritmo.

Duo

Você gosta do nosso novo "Trainer Duo"? Ele está pronto para lhe dar um treino!

No início, estávamos nervosos com o fato de lições mais difíceis perturbarem muitos alunos. Uma sessão no Modo Difícil pode levar muito mais tempo do que uma lição normal; portanto, os alunos que esperam uma sessão casual do Duolingo podem ser pegos de surpresa. Também não tínhamos certeza se os alunos estariam dispostos a fazer a lição por uma recompensa de 20 XP. Finalmente, não tínhamos certeza se o nível de dificuldade poderia fazer com que os alunos ficassem muito frustrados e não retornassem.

Quando analisamos os resultados de nossos experimentos, ficamos empolgados ao descobrir que o engajamento permaneceu neutro e a retenção de D14 (alunos que voltaram por duas semanas) aumentou um pouco (+ 0,811%). Isso nos deu um impulso de confiança na exposição de conteúdos mais difíceis para os alunos. O conteúdo mais difícil fornece um benefício de aprendizado, pois além de ampliar seus recursos, também o incentiva a considerar suas respostas com mais cuidado antes de enviar uma resposta. Como um bônus adicional, você pode obter uma adrenalina de uma lição difícil - e é muito gratificante quando você a completa com sucesso!

Você deve estar se perguntando: as lições do Hard Mode foram realmente mais difíceis? Para responder a isso, analisamos algumas métricas diferentes e aqui está o que descobrimos:

  • As taxas de conclusão da sessão foram mais baixas para lições no modo difícil que as lições normais
  • Em média, os alunos estavam perdendo mais corações nas lições do modo difícil
  • Em média, os alunos estavam utilizando mais dicas nas lições do modo difícil

Qual é o próximo?

Este é apenas o começo de nossas explorações com o Hard Mode, e nossa equipe está apresentando maneiras diferentes de apresentar conteúdo mais desafiador para os alunos. Estamos investigando jogar com o tempo (adicionando limites, bônus e muito mais) para aumentar a emoção de ter uma lição. Também ouvimos os alunos solicitarem lições mais difíceis que permitem testar certos tipos de habilidades (por exemplo, mais falar e ouvir), ou são mais rígidas sobre como você responde a uma pergunta (exigindo sotaques, sem dicas etc.). Há muito espaço para explorar. Tenha certeza: nossa equipe continuará fazendo o possível para manter as coisas divertidas e interessantes para o maior número possível de alunos!

Postagem original - Por @IsabelYap em quarta 04 setembro 2019

September 25, 2019

32 Comentários


https://www.duolingo.com/profile/MacBasse

Aff cara, ta virando circo já... cada vez mais isso aqui está se tornando mais e mais sobre como "jogar um joguinho bem" do que aprender uma língua. Sei que pode ter pontos positivos nesse recurso aí, mas é claro que a mentalidade dos desenvolvedores do site está cada vez mais se distanciando de ensino

(um exemplo é isso de "corações/vidas" quem é que vai aprender uma coisa e tem "vidas"?! É tipo

"Faz essa lição aqui pra mim joãozinho: ... Ah, não conseguiu por três vezes? Só pode tentar resolver daqui a 5 horas então!" sem noção demais).

Mas enfim, obrigado por compartilhar a notícia.


https://www.duolingo.com/profile/Desmafaguifador

Cara, estou com um certo receio também. Só espero que não afete o mais importante, que são os conteúdos. Mas, também tenho um pouco de esperança.


https://www.duolingo.com/profile/Andre-Menezes

Esse seu exemplo sobre as "vidas" foi perfeito kkk é exatamente o que penso


https://www.duolingo.com/profile/Bilharinho

Ao que tudo indica, por enquanto, é só um experimento que estão fazendo.


https://www.duolingo.com/profile/Elyas_Carvalho

Esperar 5h? Se você errou tanto tem como recuperar energia fazendo revisões, pelo amor né.


https://www.duolingo.com/profile/GedmilsonM

Quando vocês fizeram as historias no Duolingo parece que estavam adivinhando meu pensamento. Pois assisti a um vídeo no youtube que falava que o Duolingo obrigava os alunos a traduzir frases, não a interpretar conteúdo em inglês. Mas com o duolingo histores a resposta veio na velocidade da luz!! ÓTIMA SACADA!!!!!


https://www.duolingo.com/profile/Paulo1287

Bom dia! O Duolingo podia dedicar mais na explicação da gramática. Muitas vezes tenho errado nos exercícios por falta de conhecimento dela (aaaa gramamaticaaa kkk). Para meu modo de pensar se melhorasse neste sentido. Vai tornar o Duolingo mais interessante. Como por exemplo o aplicativo Hello English explica a gramática e depois dar os exercícios e se errar mostrar por que . Se o Duolingo pelo menos explicar na resolução das frases já vai ajudar mais. Resumindo gosto muito do Duolingo. No entanto falta mais o investimento na explicação da gramática. Obrigado pela atenção de todos.


https://www.duolingo.com/profile/pedro832694

Já esta disponível o Hard Mode?


https://www.duolingo.com/profile/alanbour

acho que pra IOS


https://www.duolingo.com/profile/DinizGrace

Apareceu hoje no meu face essa postagem em Inglês, como está em um nível mais avançado coloquei no tradutor e é isso ai que você postou. Mas no curso de inglês/português onde pratico já aparece a opção de podcast mas ainda não me sinto segura, só depois que terminar os stories. Que bom que você publica as novidades!


https://www.duolingo.com/profile/vinibk23

Quem me seguir eu sigo de volta. Preciso concluir a missão de amigável '-'


https://www.duolingo.com/profile/julialopes1474

vou te seguir tambem to precisando concluir essa missao kkkk


Aprenda um idioma em apenas 5 minutos por dia. De graça.
Comece agora