1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Meu avô usa sandálias com me…

"Meu avô usa sandálias com meias curtas."

Tradução:Mia avo portas sandalojn kun ŝtrumpetoj.

October 5, 2019

9 Comentários


Cristovao453263

Kial mi ne povas uzi uzi?


Celioluzverde

Cristovao:

Vi rajtas uzi "uzas sandalojn", kial ne?


TSilva930533

A seguir a "kun" não se usa acusativo? Dankon


CelioFM

Não, TSilva930533:

KUN é uma preposição, e depois de preposição deve-se usar NOMINATIVO.


TSilva930533

Existe alguma excepção? Dankon


CelioFM

Sim, TSilva930533:

Existe o acusativo de clareza:

Petro batis Paŭlon anstataŭ Vilhelmon

Embora anstataŭ seja uma preposição, o acusativo aqui é essencial para definir que foi Petro quem bateu: bateu em Paŭlo, em vez de bater em Vilhelm.

Se disséssemos

Petro batis Paŭlon anstataŭ Vilhelmo,

o significado seria outro:

Quem bateu em Paŭlo foi Pedro e não Vilhelm.

Essas exceções são casos raros...


TSilva930533

Ainda tenho tanto para aprender! Como no português Nós não usamos isso é muito fácil esquecer esses pormenores. Devagar se vai ao longe!
Agora tenho de aprender as diferenças entre os diferentes ''ki'' e ''ti'' Quando acho que estou correto afinal está errado! Conheces alguma regra que facilita a memória? Dankon


CelioFM

Sim, TSilva:

Certamente esse tema será abordado em mais detalhes posteriormente.

Mas, para facilitar o aprendizado, podemos adiantar alguns exemplos de uso em frases:

KIO estas TIO = O que é isso?

KIU estas TIU S-ro? = Quem é aquele senhor?

KIEL vi intencas iri TIEN? = Como você pretende ir lá?

IU ŝtelis mian monujon! = Alguém roubou minha carteira!

Para uma visão mais abrangente, recomendo o site

https://pt.wikipedia.org/wiki/Correlativos_do_esperanto

Mas vá devagar, porque o assunto é de Esperanto avançado!


TSilva930533

Grande ajuda! É mesmo isto que preciso! Dankegon :D

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.