1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Supozu ke vi malpravas."

"Supozu ke vi malpravas."

Tradução:Suponha que você está errado.

October 10, 2019

2 Comentários


Maurcio547773

Necessidade de correlação dos tempos verbais. Note-se que a principal já está no contexto de uma relação hipotética; assim, a subordinada substantiva objetiva direta tem de estar na mesma dimensão semântica, necessariamente: 'esteja errado'.


Celioluzverde

É questão de estilo, Maurcio547773.

"Suponha que você está errado" também é correto, apesar da discrepância quanto à dimensão semântica. É como se fosse um acorde dissonante numa música. Mas o acorde dissonante também embeleza a música, e é muito usado em Esperanto.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.