1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "La tria, kvara, kaj kvina ko…

"La tria, kvara, kaj kvina korboj estas belaj."

Tradução:As terceira, quarta e quinta cestas são belas.

October 11, 2019

6 Comentários


DantonCFra

Minha resposta (A terceira, quarta e a quinta cestas são bonitas) Erro! Não entendi.


Marcionilo.

Você simplesmente deu uma inovada que não estava prevista no sistema ao colocar o artigo apenas na primeira e última palavra; mas acabei de adicionar uma nova possibilidade.


Celioluzverde

DantonCFra:

Melhor seria, então acrescentar TRÊS artigos, não apenas dois.

A terceira, A quarta e A quinta CESTA são bonitas.


LucioInacio

La tria kvara kaj....faltou uma vírgula entre tria e kvara que deveria ter sido na entonação de voz. Quando a frase é escrita, tudo bem, dá para entender, mas quando é frase falada, a falta de entonação prejudica o ouvinte. Foi meu caso, primeiro eu ouço para depois escrever.


Fintrenas

Em bom português, deve-se dizer ou escrever: A terceira, quarta e quinta cesta são belas. Seria como se tivéssemos: A terceira cesta, quarta cesta e quinta cesta são belas, ficando elíptico o substantivo em duas enumerações. (Para melhor aprendizagem, leia-se o que escreveu Napoleão Mendes de Almeida no verbete "Concordância às avessas", no seu Dicionário de Questões Vernáculas.)


Celioluzverde

A tradução apresentada em Português, pelo Duo, está CORRETA. Também estão corretas as outras frases aqui apresentadas. Temos que ser mais flexíveis no uso do idioma e em suas alternativas de comunicação. A comunicação deve prevalecer sobre o rigor gramatical. E, acima de tudo, não devemos perder o foco, que é aprender o Esperanto, não é discutir questiúnculas de gramática do Português.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.