1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Ĉu vi duŝas vin matene?"

"Ĉu vi duŝas vin matene?"

Tradução:Você se banha de manhã?

October 18, 2019

2 Comentários


Maurcio547773

Não seria, aqui, o caso de usar o pronome reflexivo?


Celioluzverde

Maurcio547773:

É recomendável o uso de SI somente para a 3ª pessoa do singular.

Entretanto, como se trata de um pronome complexo, é válido também usar SIN neste exercício, pois a clareza não fica de modo algum prejudicada.

"Ĉu vi duŝas SIN matene?", pois aqui a reflexividade do DUŜI é indiscutível.

Segundo Z, a clareza (para o leitor estrangeiro) é o que define se a expressão é válida ou não."Ĉu vi duŝas vin matene?"

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.
Comece agora