1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "O homem vai devagar, porque …

"O homem vai devagar, porque ele está cansado."

Tradução:La viro iras malrapide, ĉar li estas laca.

October 23, 2019

3 Comentários


PedroFrancoRJ

Quando usar o "li" e quando usar o "ĝi"?


Marcionilo.

Ĝi é para objetos, animais e coisas de gênero indefinido, como um bebê, por exemplo. Li é "ele" para pessoas do gênero masculino ou quando estivermos nos referindo a alguma situação cujo contexto não necessita indicar a especificidade do gênero. Por exemplo,em português podemos dizer:

"Todo professor é importante, porque ele é responsável pela educação."

Veja que não está em jogo a ideia de apenas ser um professor do sexo masculino, mas a ideia de professor no sentido geral. Assim também ocorre no Esperanto, porque além de ter a possibilidade de remeter ao masculino, o "li" pode exercer o papel do neutro:

Ĉiu instruisto estas grava, ĉar li respondecas pri la edukado.

Entendeu?


PedroFrancoRJ

Sim, muito obrigado!

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.