1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Kiom da jaroj vi havas?"

"Kiom da jaroj vi havas?"

Tradução:Quantos anos você tem?

October 24, 2019

2 Comentários


DantonCFra

Para entender: Por que para a pergunta vale o "verbo Ter" e para a resposta é considerado erro? Vide questão anterior, onde a resposta é; Mi estas kvardek-jara. Nesta resposta deveria ser válido também o verbo "ter", e não o verbo "ser" ou ambos.Qual é a regra?


Celioluzverde

DantonCFra:

KVARKEK-JARA é um ADJETIVO (qualidade daquele que TEM quarenta anos).

MI ESTAS KVARDEKJARA = Eu SOU um quarentão (está correto).

Mi HAVAS kvardek jarojn. = Eu TENHO quarenta anos (também está correto).

"Kiom da jaroj vi HAVAS?" = Quantos anos você TEM? (também está correto).

KIOMJARA vi ESTAS? (também está correto)

HAVI = TER.

ESTI = SER

Learn Esperanto in just 5 minutes a day. For free.
Get started