1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Duolingo
  4. >
  5. Quando mudar pra um novo idio…

https://www.duolingo.com/profile/log_in.

Quando mudar pra um novo idioma?

Tudo bom pessoal? Minha dúvida é a seguinte: Eu pratico espanhol desde o começo do ano, estudando, fazendo exercícios, lendo sobre gramática, imergindo na cultura/idioma (filmes, artistas, jornais). Entretanto, sinto que no momento, atingi o que eu poderia. Meio que perdi o "grande T" no idioma. Em janeiro ficarei um mês fora, com estudantes de várias culturas, e com sorte, terá algum de língua espanhola com quem eu possa praticar.

Dito isso, seria errado eu iniciar o estudo de um novo idioma? Tipo, vou continuar estudando o espanhol, da mesma forma que tô sempre praticando o inglês. Mas seria errado eu começar a estudar por exemplo, um italiano, um romeno? Ou quem sabe algo mais diferente como norueguês ou finlandês?

Ficarei feliz em ler a opinião de todos!

October 24, 2019

4 Comentários

https://www.duolingo.com/profile/alnxp

Well, this is rather personal and banks on the goals. If you need it for job terms, you wanna make sure you can make some conversation, effortlessly. Just flow these languages regardless of mistakes and you're more than welcomed to do whatever you want. In fact, it is commonly known that being able to flow two or more languages in the job market, will benefit you more than speaking only one language eloquently. (Obviously it also depends on the job itself but all in all people just need you to flow it).

If you don't need it for job means and neither for living and if you're only taking it because it's fun (also if you don't care when you make mistakes) therefore there's no much rules, don't box yourself in, really. Just go and do it.

If you want it for living and by living I mean you want to watch and consume media, if you don't want it to be superficial, if you want to feel good and also sound natural/confident, then you want to be at least a bit good at it before moving on a third language.

There's a good way to think about it. Can you easily flow the language when you're under pressure or in stressful situations? Say you get a headache, can you? Can you when you're in a louder environment? Can you not only understand the language but enjoys it over an hour? Can you keep up with it if you are talking to someone or watching a video and having a tacky earphones in? If you answered yes to these questions, that means you have had enough practice and you might be ready to move ahead. On the other hand, that means you haven't had enough practice and you might feel frustrated and disappointed when considering the overall usage of the language down the road. It will not feel pleasurable and certainly will not go smoothly.

Side note: It is also very relevant to take into account that if you learn a third language, you will also have to carry out a routine maintenance of these languages.

https://www.duolingo.com/profile/Bilharinho

Eu passei exatamente pelo que você está passando quando estudei francês. Quando comecei tudo era muito novo, todo estudo trazia resultados e isso me gerava muita motivação. Aquela coisa de você conseguir perceber seu progresso, só que a curva de aprendizado vai diminuindo com o tempo. As coisas deixam de ser inéditas. Aí eu comecei o espanhol. Foquei nele e ia estudando francês de forma secundária. Esta semana eu comecei italiano. É sempre bom ter contato com um conhecimento novo. Se você está aberto a isto, busca um segundo idioma para aprender que você ache legal. Aí quando sentir vontade vai fazer revisões do espanhol.

https://www.duolingo.com/profile/log_in.

Opa brother, é exatamente isso que eu queria expressar mas não conseguia! A curva de aprendizado. De fato, você se sente "perdido" buscando por coisas novas e não acha.

Dai, eu comecei a cogitar há um tempo, iniciar os estudos de um quarto idioma (considerando o português), ao mesmo tempo que mantenho os estudos do inglês e do espanhol. Tenho pensado nas outras três línguas românicas (Francês, Italiano e Romeno), ou partir pra algo mais diferente mesmo, como o leste europeu (polonês, húngaro, tcheco)...

Agradeço pela opinião haha abraço, e sucesso nos estudos!

https://www.duolingo.com/profile/alex457394

Antes de começar a estudar inglês eu estudei dois anos de espanhol. Meu maior medo era que os estudos do inglês prejudicasse tudo o que eu havia aprendido em espanhol, mas isso não aconteceu!... No meu caso, para continuar mantendo um contato com o espanhol, além de começar a estudar inglês, eu também iniciei o curso de russo para falantes de espanhol que, além de manter contato com o idioma, me fez perceber que o espanhol ainda tinha muitas surpresas para mim.

Enfim, minha dica é: Comece a estudar um novo idioma de sua preferencia para falantes de português ou inglês(norueguês, por exemplo), e também faça o mesmo com um curso para falantes de espanhol (romeno, por exemplo), de preferencia outro idioma, para evitar possiveis confusões no aprendizado.

-> Acredite em mim, estudar um idioma a partir do espanhol colocará seus conhecimentos a prova <-

Aprenda um idioma em apenas 5 minutos por dia. De graça.