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Iniciação à fonética IV

Como já tivemos o primeiro contato com o IPA (International Phonetic Alphabet, olhar: Iniciação à fonética, as consoantes Iniciação à fonética II e as vogais Iniciação à fonética parte III):

<h1>Regras básicas de pronúncia</h1>

Chuá (schwa)

É o som encontrado na redução de vogais /ə/. Hoje a fonética portuguesa já apresenta estudos dizendo que o fenômeno ocorre na fala dos europeus. O mesmo soa muito similar ao Short U /ʌ/. Podendo ocorrer sem um precursor.

  • Ex:
  • Literature - /'lɪt.ɚ.ə.tʃər/

Vogal-consoante

Quando vemos sílabas de uma vogal seguida de uma consoante muda (não surda, que será algo que ainda definirei didaticamente), tem-se uma Short Vowel, salvo poucos casos.

  • Ex:
  • mag - /bæg/
  • gen - /gɛn/
  • bit - /bɪt/
  • pop - /pɑp/
  • cut - /kʌt/

Vogal-consoante-vogal

Quando, porém, vemos uma de vogal seguida de consoante, vogal surda (isto é ela é suprimida; está lá, mas não faz som), podemos admitir que temos uma Long Vowel.

  • Ex:
  • mage - /meɪg/
  • gene - /gin/
  • bite - /bɑɪt/
  • pope - /poʊp/
  • cute - /kjut/

Termina em uma vogal/Vogal-vogal

Já quando se termina numa vogal esta é Long Vowel. Bem como vogais seguidas, a primeira é Long Vowel e a segunda é surda.

  • Ex:
  • pa-per - /'peɪ.pɚ/
  • me - /mi/
  • I - /ɑɪ/
  • o-pen - /'oʊ.pən/
  • u-nity - /'ju.nɪti/

Consoantes

C seguido de -e, -i e -y faz-se um [s] fraco, enquanto Gseguido de -e, -i e -y faz-se um [dʒ] fraco.

  • Ex:
  • City, Gist - /'sɪ.ti/, /dʒɪst/
  • Centre, Gem - /'sɛn.tər/, /dʒɛm/
  • Cyst, Gym - /sist/, /dʒim/.

Segue uma lista com os sons da língua inglesa: Documento

June 27, 2014

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