1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Professores frequentemente t…

"Professores frequentemente têm perguntas, mas crianças nem sempre têm respostas."

Tradução:Instruistoj ofte havas demandojn, sed infanoj ne ofte havas respondojn.

November 19, 2019

10 Comentários


Celioluzverde

Professores frequentemente têm perguntas, mas crianças NEM SEMPRE têm respostas.

Instruistoj ofte havas demandojn, sed infanoj NE ĈIAM havas respondojn.


Norbert931570

Em Esperanto a ordem das palavras nao muda o sentido da frase. Tanto pode ser "... ne ofte...", quanto "ofte ne..." Nao tentem inventar regras novas numa lingua que existe para se diferenciar de outras!


Celioluzverde

Norbert931570:

La kato fariĝis leono.

La leono fariĝis kato.


CelyBorges

Gostei desse exemplo!


HugoCrisafulli

Para isso nao se usa o acusativo, para identificar o objeto direto? No seu exemplo kato e leono, un deles não deveria ser katon ou leonon para identificar o objeto da ação?


Celioluzverde

Não, Huguinho:

FARIĜI é verbo de ligação, tem PREDICATIVO, e não objeto direto. Por isso que aqui a ordem das palavras tem que ser respeitada. O SUJEITO vem antes, o PREDICATIVO vem depois.

OBJETO DIRETO só existe para verbos de AÇÃO.

Verbos de qualidade ou estado têm predicativo.


HugoCrisafulli

Muito obrigado Celio, depois que fiz a pergunta fui atrás e verifiquei no livro esperanto sem mestre, realmente tenho dificuldade para entender essa parte. Muito obrigado pela explicação!!!


Aloysio484763

Esta travando nessa questão, não fica selecionada a certa, só as erradas. Não consigo ir pra frente. Tem como resolver isso. Sempre chega nessa questão, ela trava. Oerra é do sistema, do meu celular ou de vocês?


CelioFM

DUOLINGO:

Mais lógico seria o inverso:

"Crianças frequentemente têm perguntas, mas professores nem sempre têm respostas."

Infanoj ofte havas demandojn, sed instruistoj ne ofte havas respondojn.


CelyBorges

Principalmente nos dias atuais é o que mais acontece. Rsrsrsrs

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.