1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Ni kuiras tomatan supon."

"Ni kuiras tomatan supon."

Tradução:Nós cozinhamos uma sopa de tomate.

December 11, 2019

2 Comentários


JussaraJSilva09

Então quando o tomate está no acusativo ele acaba com o "a" no final em vez do "o"?


Gabriel_Spagnol

Acredito que neste caso tomate está como substantivo adjetivado, ou seja, como possui função de adjetivo termina com -A, como todos os adjetivos no esperanto. No acusativo devemos acrescentar o -N tanto nos substantivos como nos adjetivos, esse processo se chama declinação.

tomatO = substantivo + acusativo = tomatON

tomatA = função adjetiva ("de tomate") + acusativo = tomatAN

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.
Comece agora