1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Após uma semana eu terei esc…

"Após uma semana eu terei escrito cinco cartas."

Tradução:Post semajno mi estos skribinta kvin leterojn.

December 29, 2019

3 Comentários


Mauricio_3333

Muito interessante, no exercício imediatamente anterior, houve a indagação de um participante do curso, que questionava a resposta dada como correta, algo como "haveria escrito", ao que ele havia respondido "teria escrito". Ora, aqui a estrutura é praticamente a mesma, mas a versão dada, neste caso, corresponde exatamente à resposta dada por ele naquele citado exercício. É preciso ter um padrão. Na essência do Esperanto, e os esperantistas falam com orgulho, "cada palavra tem um sentido". Conquanto isso seja quase impossível na linguagem verbal humana - digo dessa forma por respeito a alguns seres que se acham 'sobrenaturais' -, em razão da característica polissêmica e pragmática imanente ao estágio evolutivo do nosso processo de comunicação, é preciso ter um padrão mínimo. Com certeza, o trabalho é realizado por uma equipe, que geralmente não é tão grande, sobretudo em regime de voluntariado. Como quer que seja, é preciso ter um padrão, porque a responsabilidade é grande, a proposta do Esperanto é maior do que a própria língua. Outro problema: acho que quem estrutura o Duolingo não faz os cursos que são disponibilizados, porque, para mera exemplificação, escrever aqui é muito mais do que horrível. Não se tem opção de absolutamente nada, nem se pode vislumbrar o que se tenha escrito, porque o espaço é extremamente diminuto. Parece que só foi feito para constar.


NunoRafael13

Concordo parcialmente com o primeiro ponto.

"ter" e "haver" são ambos verbos auxiliares na língua portuguesa para a composição de verbos e deviam ser ambos aceitáveis nestes casos.

A existência de um padrão já não acho aceitável: não havendo só uma forma, não se mostra apenas uma, é preferível rodarem-se as alternativas aceitando-se sempre todos os casos.

A desculpa do curso ser beta e não estar suficientemente maduro tem as costas largas mas é o que é.


NunoRafael13

Um lingot pela denúncia de um campo de introdução das cavernas

PS: na versão web, pelo menos, dá para aumentar o campo pela "orelha" no canto inferior direito.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.