1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Li fondos gazeton post jaro."

"Li fondos gazeton post jaro."

Tradução:Ele fundará um jornal após um ano.

January 3, 2020

4 Comentários


Mauricio_3333

Prezados, cada hora o termo 'gazeto' tem um significado diferente, muito embora, nas dicas, tenha aparecido com um único significado: "gazeta". Em português, o termo está relacionado a um tipo de periódico que veicula notícias e comentários em torno de alguma matéria específica, tendo origem no italiano: referência a um jornal que circulou em Veneza, que, por sua vez, fazia relação à moeda que circulava à época 'gazetta' (Veneza do século XVI). Seria possível uma explicação quanto à extensão e alcance do referido termo em Esperanto?


NunoRafael13

Eles são mais ou menos sinónimos. O jornal costuma ser periódico, não necessariamente diário (como o seu nome sugere) e pode ser restrito a um tema (e.g. desportivos e científicos).

Há dicionários que os marcam como sinónimos.

As dicas podiam não separá-los, assim como as traduções podiam (ou deviam) proteger a escolha do autor.

Imagino que todos os exercícios relacionados devessem aceitar ambos os casos.


Norbert931570

Em Esperanto, jornal é "Jurnalo", com acento no "J".


NunoRafael13

Em esperanto "ĵurnalo" é "ĉiutaga gazeto" (i.e. diário):
https://vortaro.net/#%C4%B5urnalo_kd

Enquanto "gazeto" só especifica ter de ser periódico:
https://vortaro.net/#gazeto_kd

Em português, gazeta e jornal são tidos como sinónimos. Há jornais não diários (semanais, quinzenais e mensais).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jornal
https://dicionario.priberam.org/Jornal
https://dicionario.priberam.org/gazeta

Assim, "gazeto" pode ser traduzido para ambos, enquanto que ĵurnalo teria de ser especificado o facto de ser diário.

No sentido oposto, tanto "gazeta" como "jornal", não sendo diários, deverão ser vertidos para "gazeto".

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.