1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Neniu novaĵo estas bona nova…

"Neniu novaĵo estas bona novaĵo."

Tradução:Nenhuma notícia é uma boa notícia.

January 4, 2020

2 Comentários


Maurcio547773

Se alguém puder explicar, tenho a seguinte dúvida: no caso da frase acima, o pronome indefinido, que está grafado como "neniu", na verdade, é um pronome indefinido ADJETIVO. Então, a forma correta não deveria ser "NENIA", que seria o pronome indefinido adjetivo? Acredito que, pelas regras claras do Esperanto, não poderia ser "neniu novaĵo", porque 'neniu' é pronome substantivo indefinido, e não há relação necessária para dois substantivos na estrutura do sintagma.


Celioluzverde

NENIU se refere SEMPRE a uma individualização, como ocorre com todos os correlativos da família do IU.

NENIU = NENHUM

NENIA = NENHUMA ESPÉCIE DE

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.
Comece agora