Duolingo es la forma más popular de aprender idiomas en el mundo. ¡Mejor aún es 100% gratis!

"Eu ganharei da próxima vez."

Traducción:Yo ganaré la próxima vez.

Hace 4 años

7 comentarios
La discusión ha sido cerrada.


jrzpol
jrzpol

Al parecer, "da próxima vez" y "na próxima vez" se pueden usar indistintamente. Es decir, estas dos oraciones tienen el mismo significado:

  • Eu ganharei da próxima vez.
  • Eu ganharei na próxima vez.

Aquí hablan sobre las diferencias entre "da próxima vez", "na próxima vez" y "a próxima vez":

Pergunta: Quais as diferenças semânticas e/ou de utilização de «a próxima vez», «da próxima vez» e «na próxima vez»?

Muito obrigado

Resposta: Não há diferença entre «da próxima vez» e «na próxima vez». Em relação a «a próxima vez», trata-se de uma expressão adverbial sem preposição, sem contraste semântico com «da próxima vez» e «na próxima vez»; contudo, tem carácter coloquial e uma distribuição diferente, porque é seguida pela conjunção que: «a próxima vez que me provocares, levas!»

É ainda de referir que a expressão pode ter a forma «para a próxima», que parece pressupor uma outra, «ficar para a próxima vez» (que tem uma versão mais curta: «fica para a próxima»).

Nos corpora correspondentes aos jornais portugueses Avante! (1997-2002) e Público, disponíveis no Projecto AC/DC da Linguateca, é possível recolher os seguintes exemplos:

  1. «na próxima vez»:

    «Terminada a tarefa, promete voltar, mas, na próxima vez, gostava de ver mais jovens e mulheres a praticar a modalidade» (corpus CetemPúblico).

  2. «da próxima vez»:

    «Nas suas palavras, os ataques foram legitimados pela advertência que dirigiu às autoridades iraquianas durante a crise de Novembro, em que explicou que anularia o ataque mas que da próxima vez actuaria sem avisar» (corpus Avante!).

  3. «para a próxima vez»:

    «Bebido o chá, acalmados os ânimos, terminada a leitura, a vítima voltará para casa, à falta de alternativa, com muitos conselhos e uma recomendação: para a próxima vez que o seu marido lhe bater, não se esqueça de arranjar uma testemunha, está bem?» (corpus Avante!).

  4. «a próxima vez» (expressão adverbial sem preposição):

    «Se há na verdade justiça no mundo, então a próxima vez que Henry Kissinger puser os pés em solo estrangeiro deverá haver um mandado de captura e um pedido de extradição» (corpus Avante!).

Hace 3 años

clnoy
clnoy
Mod

Muy buen comentario. Gracias, @jrzpol.

Hace 3 años

alfrejfc
alfrejfc

Entonces es o no correcto "da" ?

Hace 3 años

echarte

Boa pergunta. Eu não o sei; mas procurei exemplos num romance titulado "A descoberta das bruxas" de Deborah Harkness. <<– Me desculpe por ter impedido a entrada da sua visita ontem à noite, mas é a política da faculdade. Da próxima vez que a senhora tiver convidados, avise para que eu os deixe entrar, está bem? ... – Muito obrigada por me avisar. Da próxima vez, avisarei que terei visitas – prometi. ... – Da próxima vez que virar as costas quando for convidada para um coven, pense no que aconteceu com Bridget e com seus pais ... – Você está pretendendo continuar, não está? Então, da próxima vez que estiver com o seu vampiro, pergunte o que ele estava fazendo no outono de 1859. ... – Então da próxima vez que entrar em choque eu a deixarei sofrer sem necessidade. ... Mas ela que se prepare porque da próxima vez que encontrá-la, ela vai desejar nunca ter nascido. ... – As aulas vão começar realmente na próxima semana? ... – E na próxima vez que pegar algum objeto mágico... por acaso ou não... comporte-se como a bruxa que você é, não como uma humana estúpida ... Todo esse material genético ou restou de uma seleção anterior ou está à espera de uma função na próxima mudança evolucionária ... – Eu trago na próxima vez – prometi. Passei por baixo do pescoço dele e fui para o lado de Rakasa. – Olá, minha linda. ... – Cai na próxima semana. ... Treinamento para os alunos da faculdade, na próxima segunda-feira. ...>> Conclusão: Nesse romance aparecem dois formas: "da próxima vez" e "na próxima vez".

Em google translate admitem-se as dois ... podes comprova-lo: https://translate.google.com/#pt/es/Eu%20vou%20ganhar%20na%20pr%C3%B3xima%20vez

Se quiser o romance diz-mo e enviarei-to.

Hace 3 años