1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Elas são cartas belas."

"Elas são cartas belas."

Tradução:Ili estas belaj leteroj.

January 12, 2020

7 Comentários


Hannalucy_11

Saluton!

Por que nesta sentença usa-se "ili" ao invés de "ĝi"? "Ĝi" é para objetos e bebês, cartas não estão nessa classificação?


guitvr4

Saluton.

"Ĝi" é usado no singular. "ili" é usado para o plural de "li", "ŝi" e "ĝi".


GuilhermeV889600

Gxi é para singular, denotando algo que nao tenha sexo ou que nao tenha intenção de distinguir, como crianças. Já ili é para o plural, denotando tanto coisas inanimadas ou não.


Elisa862686

Nesta frase, substantivo não é acusativo?


guitvr4

Saluton,

Não se usa acusativo com os verbos que descrevem algo como nos verbos "esti" (ser/estar), "ŝajni" (parecer) e "nomiĝi" (chamar-se). São verbos que não dão a ideia de algo fazendo uma ação e outro sofrendo essa ação. São verbos que só estão descrevendo algo.

Por exemplo:

"Ili estas belaj leteroj" = Elas não estão sofrendo a ação de serem belas cartas. Elas são belas cartas e é isso, é uma característica delas.

"Vi nomiĝas Elisa" = "Você se chama Elisa". Você não sofre a ação de ter esse nome. Seu nome é uma característica sua.

Mas se usa acusativo nos exemplos abaixo:

Li beligas la leterojn = Ele embeleza as cartas. As cartas estão sofrendo a ação de serem embelezadas. E quem tá fazendo é ele.

Mi nomas vin Elisa = Eu te chamo de Elisa. Você sofre a ação de ser chamada de Elisa por mim.

Nesses casos o acusativo se faz necessário para marcar quem sofreu a ação. Pois a ordem das palavras não vão mudar o sentido da frase.

"Li beligas la leterojn" tem o mesmo sentido de "La leterojn beligas li" pois o acusativo indica que as cartas que sofreram a ação. Mas se fosse "Lin beligas la leteroj" ou "la leteroj beligas lin" aí seriam as cartas que estão deixando ele belo rsrs.

Bom, se quiser ler mais sobre, eu tirei essa informação daqui: https://lernu.net/pt/gramatiko/akuzativo https://lernu.net/pt/gramatiko/nominativo#predikativo

Ĝis la revido.


Sidney.Miranda

Excelente explicação!


Melvin284184

Eu também gostaria de saber. Da mesma forma o adjetivo.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.