1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. A voz que soa quando os botõe…

https://www.duolingo.com/profile/CaBRonx

A voz que soa quando os botões com palavras são pressionados

Esse recurso está presente, por exemplo, nos cursos de Inglês e Espanhol para falantes de Português. Agora esse recurso está em implementação também nos cursos de Esperanto do Duolingo (para falantes de Inglês, de Espanhol etc.).

O problema é a voz que estão implementando. Ela é estranha e irritante: não soa natural e as pronúncias que saem dos botões que eu pressiono nos exercícios não combinam umas com as outras.
A entonação dessa voz é completamente inconstante. Às vezes pronuncia com MUITA ênfase; às vezes parece querer sussurrar a palavra.
Às vezes, puxa o R das palavras de um jeito desnecessário, tosco e cansativo; às vezes não. As palavras "granda" e "grandaj" (se não me engano) são um exemplo.

Sem gozação: não raramente, eu tento evitar fazer um exercício no curso especificamente por causa dela. Foi por causa dela que eu pensei que o Duolingo deveria ter nas configurações uma opção para desativar as vozes que soam ao se pressionar um botão com uma palavra. O que também me deixa meio irritado é o contraste entre as vozes do curso: a voz de Francis Soghomonian chega a ser incrível por ser tão boa. As outras não têm uniformidade na pronúncia.
Ainda bem que não é mais necessário fazer um monte de exercícios para completar uma unidade, porque, se ainda fosse, eu ficaria louco por causa dessas vozes.

Eu fiz esta publicação para saber: O QUE VOCÊ ACHA DESSA NOVA VOZ NO CURSO? Mas eu ficaria feliz à beça se a equipe do curso fizesse alguma coisa. O curso, em geral, é bom. Eu quero continuar nele. Eu só peço penico pra essa voz.

January 17, 2020

1 Comentário

https://www.duolingo.com/profile/magdielndantas

Eu gosto das vozes do curso, as vezes é difícil de entender realmente, mas no geral eu aprovo.

É importante ter em mente que o curso ainda está em fase beta, então com certeza irão ocorrer mudanças no curso e nas vozes. Também é importante ter em mente que o Esperando é uma língua planejada usada e estudada em diversos países pelo mundo, então não é de se espantar que hajam algumas tonalidades diferentes entre um ou outros falando do idioma. E, particularmente, este é um dos motivos que comecei a praticar a língua. A diversidade, a neutralidade e a facilidade.

Quantos as mudanças na voz, é tudo questão de tempo.

Learn Esperanto in just 5 minutes a day. For free.
Get started