1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Em que direção temos de ir?"

"Em que direção temos de ir?"

Tradução:En kiun direkton ni iru?

February 13, 2020

6 Comentários


Norbert931570

Também pode ser "Kiun direkton ni devas iri?"


Celioluzverde

Pergunta muito bem formulada, Norbert931570. Demonstra que você captou bem a ideia do acusativo.

A ideia da frase pode ser redigida de 3 maneiras:

1) En kiun direkton ni iru? - Acusativo de direção, porque a preposição EN não indica movimento.

2) En kiu direkto ni iru? - Sem acusativo, porque ele é desnecessário à clareza do texto, embora não seja errado o seu uso.

3) Kiun direkton ni iru? - Acusativo de substituição da preposição EN.


[conta desativada]

    Essa voisa de precisa do acusativo por isso, não precisa por aquilo, me faz pensar que antes de seguir por aqui, vou ter que rever a gramática, porque o negócio tá complicado


CelioFM

    Não precisa se preocupar muito, romeurqj. O acusativo pouco a pouco vai se automatizando no nosso uso diário do idioma.

    Resumo: o acusativo é obrigatório para objeto direto. É mais ou menos "facultativo" para substituição de preposição e para indicar direção e movimento. É proibido para sujeito, predicativo do sujeito e predicativo do objeto direto.


DantonCFra

    Não entendi a resposta, sendo uma pergunta não deveria começar com cxu?


CrisGraaf

    As perguntas diretas, isto é, aquelas que exigem uma resposta com "sim" ou "não", começam com "ĉu". As demais perguntas pedem uma "ki-vorto". No caso , "kiu", acrescido do acusativo "-n".

    Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.