1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. "Você se interessa sobre cois…

"Você se interessa sobre coisas políticas?"

Tradução:Ĉu vi interesiĝas pri politikaj aferoj?

February 19, 2020

2 Comentários


Maurcio547773

Por favor, alguém poderia explicar a diferença de emprego entre as seguintes expressões: (1) Ĉu vi interesas vin pri politikaj aferoj? e (2) Ĉu vi interesiĝas pri politikaj aferoj? Pelo que vi, até agora, não há diferença semântica entre ambas expressões, apenas que a primeira seria uma forma desenvolvida, ao passo que a segunda, reduzida. Há alguma coisa além disso?


CFBernardes

Versxajne, laux mia opinio, vi tute pravas, sed la dua opcio aspektas pli tauxga kaj komprenebla al la auxskultantoj. La unua opcio -- kun tranzitiva verbo -- estas pli tauxa kiam oni bezonas montri unu direktan objekton krom persona pronomo, cxu ne?

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.
Comece agora