1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: English
  4. >
  5. "It has not rained much today…

"It has not rained much today."

Tradução:Não choveu muito hoje.

May 1, 2013

54 Comentários


alnxp

Neste caso a sentença está especificando quando a ação ocorreu (today), então eu também poderia dizer "it not rained much today" (simple past)?

Já que usamos o present perfect para comunicar uma ideia que não sabemos ao certo o momento que aconteceu, enquanto no simple past nós geralmente especificamos como today, yesterday, on june, last week. Estou certo ao dizer que neste caso eu também poderia dizer "it not rained much today"?


lcarvalho.om

No Simple Past nós utilizamos o auxiliar "did" para indicar que a sentença está na forma negativa ou interrogativa.

O "did" já indica que a frase está no passado, desnecessário e errado então colocar o verbo no passado também.

Para formar essa frase com o Simple Past creio que você poderia utilizar "It DIDN'T rain much today"

Não se esqueça que se a frase estivesse na afirmativa, não usaríamos o "did", mas adicionaríamos o -ed ao verbo "to rain" (verbo regular).

Ex.: It rained much today. (Choveu muito hoje)

Obs.: Se o verbo principal for o "did" (fez) é óbvio que ele aparecerá na frase afirmativa, ex.: You did a good job (Você fez um bom trabalho)

Se estiver errado alguém me corrija, por favor.

Have a nice day!


emeyr

Icarvalho:

Raramente se usa much na afirmativa hoje em dia. Não soa bem.

• Choveu muito hoje = It has rained a lot today.
• Não choveu muito hoje.= It hasn't rained much/a lot today.

Na frase, pode-se usar o present perfect porque o dia ainda não terminou (BrE) ou se pode usar o simple past ao se referir-se à parte anterior do dia em AmE. Às cinco horas da tarde, dizemos: "It did not rain much today." (referindo-se à manhã).

Nesta frase acima, não há uma diferença significativa no sentido entre o present perfect e o simple past.


Diegodblack

Olá! Irei te explicar de maneira clara, pra que não reste dúvidas! O presente perfeito é uma outra forma de indicar o passado, embora ele seja um tempo presente. Ele sempre fala do agora, mas indicando o passado. É importante que, ao estudarmos o Present Perfect, não façamos tradução ao pé da letra de sua estrutura. Não tente entender com a lógica do Português, pois esse tempo não existe na nossa lingua, apenas aceite!

O present perfect é formado a partir do auxiliar HAVE e do verbo no passado particípio. Ex: I have seen an accident. = Eu vi um acidente

Traduzir essa frase como "Eu tenho visto um acidente" é totalmente errado! O que muda nesse tempo verbal? Vamos lá! Usando o mesmo exemplo: "I have seen an accident" significa que eu vi um acidente que acabou de ocorrer. Sendo assim, é possivel que você ainda encontre alguém no chão, por que é recente! Quando digo "I saw an accident" que também é traduzido como "eu vi um acidente" significa que o acidente ocorreu e ficou no passado, e não existe ligação com o presente!

Quando vc diz "i have seen an accidente" pra um americano, ele vai dizer "Nossa! vamos chamar uma ambulância!". Mas se vc disser " i saw an accidente" ele vai ficar tranquilo e dizer "e foi? Eu ja viu um também".

Espero que tenha ficado muito claro pra vc!


emeyr

Diego: Corrigindo em parte:

O seu exemplo: "I have seen an accident" descreve um acidente ocorrido no passado indefinido. Então, para comunicar que o acidente se realizou há pouco tempo, necessita-se incluir o advérbio "just".

Sem este advérbio, não há como saber se o acidente aconteceu dez minutos atrás ou dez meses atrás. O seu americano só dirá "Nossa!" se ele ouvir: "I have just seen an accident." (Acabei de ver um acidente.)


jeyreanne

Mais claro impossível. Finalmente entendi este tempo verbal.


Maciel_Alberto

Ola sou novo aqui. Uma pergunta. So uso o have pois é uma situação que esta na passado mas bem perto, tipo 10 minutos ou algo assim, caso esteja no passado não faço uso do have? OBIGADO.


FarrelKaut1

❤❤❤❤❤❤❤, entendi perfeitamente. Valeu!


robervanh

Mais ou menos. Ela indica que ocorreu hoje, mas não informa o período. Ela afirma que algo ocorreu ou que não ocorreu sem especificar necessariamente o quando. Pode ser hoje pela manhã, tarde, noite ou o dia todo.


linho.almaeu

present perfect não choveu muito hoje, hoje ainda não acabou portanto dá ideia de que a ação ainda esta ocorrendo se for usado o past simple voce transmitirá a ideia de que aquilo que está sendo informado já acabou, por exemplo por que agora esta chovendo muito, se fosse ontem não teria como falar no present perfect


FranckAlves

Exato... Por isso não podemos misturar Simple Past e Present Perfect, embora as traduções sejam iguais. Good explanation man


Celso376846

Realmente faz jus ao título, acho que finalmente entendi tudo sobre o present perfect. Agora é só fazer exercicios e ver se vou continuar confuso ou não kjjj Valeu por compartilhar o vídeo :))


pedrods

"Hoje não choveu muito". Poderia considerar também esta tradução.


Alfredo_Augusto

Olá,

Não tentei essa tradução ainda, mas ela me pareceu uma ótima alternativa. Apenas gostaria de ressaltar que, na língua culta, os advérbios, quando não aparecem "regularmente" ao final da oração, devem ser separados por vírgula, assim, vale testar essa possibilidade e descobrir quão afiado está o Duolingo.

Bons estudos!


MarioHenriq

Olá, alguém pode me dizer se é errado colocar too much?
O Duolingo me deu erro, mas não se pode confiar sempre no Duo.. kk


MarioHenriq

Encontrei o "problema", o too dá um sentido negativo à frase, por isso o erro


Maiki915203

O que o (It has) faz ai nao entendi o sentido dessas duas palavras na frase?


ceaer

O "it" é um pronome requerido. Lembra de que não pode ter verbo sem sujeito em inglês, a menos que a frase seja imperativa (uma ordem).

O "has" é verbo auxiliar para formar o present perfect. Há algumas explicações desse tempo verbal aqui no fórum.


btwjohn

Eu não entendi essa formação! Pois nesta frase está especificado quando a ação ocorreu, então, de acordo com meus conhecimentos, deveria ser "It did not rain much today"! Estaria certo se não tivesse o "Today" no final da frase. Alguém pode me ajudar a entender?


ceaer

Pode usar o passado simples ou o present perfect aqui; "It did not rain much today" (se a dia acabou) ou "It has not rained much today" (se o dia ainda não acabou e pode chover mais).


Nelson22488

Mano..porque usa_se o it no começo da frase se , ele é mudo?


ceaer

Cada verbo precisa de um sujeito claro em inglês, a menos que a frase é no imperativo.

Quando o sujeito é singular e não humano, como aqui, se usa o pronome "it". Se omite esse "it", a frase não é gramatical.


BibianodosSantos

Quando se usa a forma "It has not RAINED much today." e quando se usa, a forma que foi usada na seguinte frase "I have KNOWN her for two years"?

Por que na segunda frase não pode ser usado "knew"?


ceaer

Para formar o present perfect, se usa o verbo "have" conjugado no presente mais o particípio passado. No caso do "rain", o particípio e o mesmo que o verbo no passado: rained.

Mas algumas vezes o particípio é diferente, como com o verbo "know" (known - knew) ou "eat" (eaten - ate) ou "sing" (sung - sang).


emeyr

BibianodosSantos: Pode dizer:

I have known her for a year/since 2014. (present perfect)
I knew her. (simple past - perdeu contato)

I was knowing her. (errado)


Wallan0

qual seria a diferença entre much e very?? - agradeço a resposta!!


ceaer

much - quantidade

very - intensidade

Ex: I don't have much money (Eu não tenho muito dinheiro)

I am very sad (Eu estou muito triste)


Kurt_22

why not? ''It has not rained too much today''


lcarvalho.om

O "Too" tem uma conotação negativa; expressa a ideia de “mais do que é necessário”, “mais do que é adequado”, “mais do que o suficiente” ou“mais do que é desejado” e quando aparece no meio da oração – antes de um adjetivo ou de um advérbio -, exerce a função de ADVÉRBIO DE INTENSIDADE e significa: DEMAIS, DEMASIADAMENTE.

Por exemplo:

You are so strong! - você é tão forte!. É um elogio.

You are very strong! - você é muito forte! É um elogio.

You are too strong - você é forte demais.

Para alguma coisa você é forte demais. Talvez você queira entrar em uma categoria de fisiculturismo, e alguém te fale "você é forte demais" para essa categoria, não vai poder participar.

Espero que tenha entendido!

Have a nice day!


guilhermenarbona

alguém saberia pq não usar o ''do'' nessa frase já qe é uma negação. : )


Magisan

Porque o "do" é usado no Presente SImples, ou seja, que esteja no presente. Aqui nesta frase o auxiliar que deveria estar sendo usado é o "Did" que é do Passado simples, usado quando sabemos o tempo que aconteceu a ação. Então nesta frase a tradução certa é "It didn't rain much today". Nesta frase não pode usar o Present Perfect por que o mesmo não precisa de uma expressão de tempo. Você sabe que aconteceu a pouco tempo ou a muito tempo, mas que essa ação continua afetando o seu presente. O ato de chover pode ter devastado casas, a sua casa. Então você não tem mais onde morar.


MasterReset

"Nas esta chovendo muito hoje" esta errado? pq nao foi aceito


ceaer

É o tempo verbal equivocado. A tradução seria "It is not raining much today"


emeyr

It isn't raining much now. (Focando no momento)
It hasn't been raining much today. (Pensado no dia todo)


Wellington608280

Quando o tempo está especificado pode-se também usar o present perfect? Dessa eu não sabia, ou a frase está errada?


ceaer

Pode usar o present perfect se o tempo mencionado é um rango e não um momento específico.

Na frase "It has not rained much today", "today" representa um rango - durante as últimas 24 horas.


SilvioCoel2

CEAER Eu só conhecia a palavra "rango" significando (e apenas na linguagem informal), refeição ou comida. Por isso, e pedindo de antemão que releve a minha ignorância, solicito a você que nos esclareça, por favor, o que você quis dizer quando utilizou o termo "rango" em:"... mencionado é um rango e não um...". Muito obrigado pela atenção.


ceaer

Perdão, acho que "rango" é espanhol. Eu quero dizer "range" (inglês) - uma gama, um intervalo. Não um tempo particular, um momento, mas um período de tempo de momento a momento.


SilvioCoel2

CEAER, mais uma vez, obrigado pelo seu pronto atendimento. Reitero o que já manifestei no passado: nós do Duolingo, somos uns privilegiados em poder contar com a sua contribuição que, na minha opinião, certamente não deixará de lhe ser creditada em uma Contabilidade Maior.


Mayana.Souza

Eu coloquei "não estava chovendo muito hoje" e não aceitou. O que eu coloquei errado?


ceaer

é outro tempo - seria "It was not raining much today"


flaviocoutinho

Obrigado 'a vocês todos, pela primeira vez estou aprendendo inglês realmente. Antes eu não gostava, mas agora com a explicação de vocês fica fácil de entender. Quer dizer... as vezes complica, mas tudo bem, a nossa língua é muito mais complicada.


CristianeL487717

Para que serve esse 'has"?


EsequielLu

PRESENT PERFECT.. É QUANDO VOCÊ FALA DE ALGUMA COISA DO PASSADO QUE AINDA ESTÁ LIGADO AO PRESENTE I HOPE THAT HELP YOU


Decio485843

Coloquei assim ( Lá não choveu muito hoje ), wrong ? Eu inventei o( lá )ou não explique ?


ceaer

O "lá" não deveria estar presente. Sua frase seria "It has not rained much there today" - acrescentou uma ubicação.


Dayse993333

"Não tem chovido muito hoje" foi aceito

Aprenda inglês em apenas 5 minutos por dia. De graça.