"Ĉu vi preferas viajn ovojn molaj aŭ malmolaj?"

Tradução:Você prefere os seus ovos moles ou duros?

March 31, 2020

8 Comentários
Esta conversa está trancada.


eduardolombello

Seria errado utilizar o "n" no final dos dois adjetivos?


Moiss259844

Sim, porque os adjetivos nesse caso são predicativos do objeto direto.

Objeto direto tem -n. Predicativo não tem.


Celioluzverde

eduardolombello:

Uma frase clássica, que ajuda a entender:

Mi opinias BONA tiun vinon MALBONAN.

TIUN VINON MALBONAN é o objeto direto (por isso vai para o acusativo).

BONA é o predicativo do objeto direto (por isso vai para o nominativo).

A mesma frase mais desenvolvida seria:

Mi opinias, ke tiu vino malbona ESTAS bona (ESTAS pede predicativo).


Moiss259844

É uma lástima que este curso não tenha um pingo de gramática.


Celioluzverde

Moiss259844:

Existe gramática nas "dicas" que antecedem às lições.


Moiss259844

Que dicas? No app não tem dica nenhuma. Pelo menos não tinha quando estava fazendo o curso.


cauagusmao

quando for entrar no curso, tem um botão que mostra dicas de gramática e pronúncia antes de começar o curso


TSilva930533

Por isso prefiro fazer através do browser

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.