"Ela come também a sobremesa dele."

Tradução:Ŝi manĝas ankaŭ lian deserton.

April 11, 2020

16 Comentários
Esta conversa está trancada.


FredericoB703205

Eu gostaria de saber quando se deve usar "manĝas" e manĝi"?


RosaniaMen3

Ši manğas ankaū la deserto lia, está errado?


Ifagor

nao sei, mas geralmente o uso de dele, dela, deles(as) em esperanto nao é assim, com la. É só Lia deserto --> a sobremesa dele


Ifagor

Um erro que consigo ver é a falta do uso do acusativo. Isso é dificil pq nao tem na nossa língua. Sobre quem o verbo comer esta atuando ? A sobremesa dele, logo isso é o objeto direto, isso nao importa, MAS em quem o verbo atua é o acusativo e RECEBE UM "N" no final, por isso fica: Ši manğas ankaū lian deserton.


Ifagor

Um outro erro é o "ankaux", o "também" fica sempre atrás do que se refere. E ele se refere a comer logo fica atrás do mangxas. Mas é sempre assim a regra: pra passar de portugues para esperanto, puxa o também para trás da palavra anterior, e pra passar de esperanto pra português puxa o ankaux pra frente da palavra seguinte. então o MAIS correto seria Ši ankaū manğas lian deserton.


Ifagor

por isso que o ankaux nao fica no final das frases em esperanto. pq ele sempre se refere a palavra q ta na frente dele. e se fica no final, nao se refere a ninguem kkkk


RosaniaMen3

Ši manğas ankaū la deserto lia, está errado?


RosaniaMen3

Ši manğas ankaū la deserto lia, está errado?


RosaniaMen3

Ši manğas ankaū la deserto lia, está errado?


RosaniaMen3

Ši manğas ankaū la deserto lia, está errado?


RosaniaMen3

Ši manğas ankaū la deserto lia, está errado?


RosaniaMen3

Ši manğas ankaū la deserto lia, está errado?


RosaniaMen3

Ši manğas ankaū la deserto lia, está errado?


RosaniaMen3

Ši manğas ankaū la deserto lia, está errado?


RosaniaMen3

Ši manğas ankaū la deserto lia, está errado?


doct0r96

Manĝi = verbo no infinitivo "comer" Manĝas = quando conjugamos "come/está comendo", por exemplo: mi manĝas, vi manĝas, li manĝas, ŝi manĝas, ili manĝas

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.