"Nós vamos para a frente ou para trás?"

Tradução:Ĉu ni iru antaŭen aŭ malantaŭen?

April 15, 2020

3 Comentários
Esta conversa está trancada.


eu_ogabriel

Por que não pode ser "iros" no lugar de "iru"?


NunoRafael13

"Iros" é futuro. "Vamos" pode ser:
- 1.ª pessoa do plural no presente do indicativo
- 1.ª pessoa do plural no presente do conjuntivo
- 1.ª pessoa do plural imperativo positivo e negativo

Assim sendo deveria aceitar "iras" e "iru".

Em português também se pratica o futuro com o verbo ir no presente e o verbo no infinitivo:
- lavaremos: vamos lavar
- iremos: vamos ir

Vê-se muita vez comer o "ir" nesta última mas não penso haver regra que o defenda. Assim, o duolingo não me parece errado em rejeitar o "iros" embora talvez pudesse "permitir".

Rejeitou-me o "iras". Aqui o duolingo errou absolutamente.


Celioluzverde

NunoRafael13:

Acho que o DL deveria aceitar as 3 formas que você mencionou.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.