1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Esperanto
  4. >
  5. Terminei a árvore de Esperant…

https://www.duolingo.com/profile/CosmopolitaPF1

Terminei a árvore de Esperanto, e agora?

Primeiramente, meus parabéns por conseguir concluir o curso de Esperanto pelo Duolingo! Agora você já tem excelentes ferramentas linguísticas para poder entrar na comudidade Esperantujo (comunidade internacional de falantes de Esperanto). Se você ainda está fazendo o curso, você é igualmente bem-vindo(a)!

Nesta publicação, pretendo dar uma pequena contribuição apresentando recursos e informações que eu consegui durante meu aprendizado do idioma. De tempos em tempos, eu atualizarei a publicação.

Eu falo/aprendo idiomas já há alguns bons anos em escolas, centros de idiomas, aulas particulares e de forma autodidata. Segundo a minha experiência, um dos principais fatores para se aprender melhor/ter "sucesso" com uma língua é a exposição da pessoa ao idioma (o mais diariamente possível, mesmo que por 5 minutos ao dia). Por isso que, a seguir, eu vou apresentar recursos que te permitam imergir o máximo e de forma mais variada possível.

Habilidade de compreensão de escuta:

Recomendo se inscreverem (ao seu gosto) nos seguintes 14 canais de esperantistas e organizações no YouTube:

A comunidade conta com muitas rádios (com variadas durações e frequências de transmissão). A seguir, estão aquelas que eu mais escuto e/ou mais importantes (pesquisando, você descobrirá muitas outras):

A comunidade esperantista tem muitos músicos (para além de artistas de outras áreas) dos mais diversos gêneros, aqui estão alguns:

Habilidade de compreensão escrita

• Jornal Le Monde Diplomatique em Esperanto.
  • Revista Turka Stelo
  • Livros de Claude Piron (famoso autor e tradutor esperantista que trabalhou na ONU por muitos anos)
  • Biblioteca virtual (com mais de 150 livros originais e traduzidos em Esperanto de graça)
  • Livraria da BEL (Liga Brasileira de Esperanto)
  • Livraria da UEA (Associação Universal de Esperanto)
  • Vikipedio (wikipédia em Esperanto com mais de 280.000 artigos, em 34º lugar entre as 310 wikipédias existentes até hoje, estando a frente das wikipédias em Hebraico, Búlgaro, Dinamarquês, Eslovaco, Crota, Estoniano, Grego, Urdu, Hindi, Tailandês etc)
  • Internacia Esperanto-Sumoo (o esperanto-sumoo é um evento virtual de 15 dias destinado à leitura de algum livro de sua escolha. Nos meses ímpares do ano, você entra em contato com o Sr. Hori Jasuo, esperantista japonês criador do evento em 2009, com suas informações, o livro que quer ler e quantas páginas você lerá por dia durante os 15 dias. A ideia é travar uma "batalha" de sumô contra você mesmo/preguiça/obstáculos à leitura. De 5 em 5 dias, você reporta a quantidade de páginas que você leu para um organizador até o fim do evento, quando ganhará um diploma de acordo com a sua "vitória". Em 2009, algumas poucas pessoas participaram, já nos anos recentes, o evento conseguiu quase 400 participantes de 50 países diferentes! Até agora, outubro de 2020, eu já participei de dois Esperanto-Sumoos com dois livros diferentes e foram experiências muito interessantes)
  • Páginas de organizações, associações, ligas e clubes no Facebook (UEA, TEJO, BEL, BEJO, Esperanto-sumoo, Esperanto USA, Cearaa Esperanto-Asocio). O site da TEJO tem as filias das organizações de juventudes esperantistas de vários países, segue o link: filiais internacionais
  • Bônus: para aqueles que terminarem o curso de Esperanto do Duolingo, a UEA oferece, por tempo limitado, a oportunidade de receber duas edições das revistas Esperanto (editada pela UEA) e Kontakto (editada pela TEJO) em sua casa! Basta preencher o formulário disponível no site http://duolingo.esperanto.net/. Eu fiz todo o processo e, depois de 2/3 meses, eu recebi o pacote vindo da Holanda.

Existe uma infinidade de livros em Esperanto (o link do Chuck apresenta muito sobre isso) e uma boa parte está disponível de graça em pdf na internet.

Habilidade de produção escrita e de fala

• Amikumu (aplicativo de graça criado pelo Chuck para falar com esperantistas perto de você)
  • Tandem (aplicativo de graça para falar com pessoas do mundo inteiro com línguas diversas, existem muitos esperantistas para encontrar por lá)
  • Telegram (muitos esperantistas e grupos de esperantistas usam esse aplicativo para se comunicar)
  • Grupos de esperantistas no Facebook
  • Congressos e encontros online (por conta da pandemia, pela primeira vez na história, muitas associações, ligas e clubes estão fazendo congressos online, alguns pagos e outros gratuitos)
  • Mia amiko (programa de monitores de graça para auxiliar iniciantes a desenvolverem seu aprendizado)
  • Ekparolu (programa de professores gratuito para ajudar iniciantes também). Aqui está um vídeo divulgado pela TEJO de explicação sobre esse programa.

• Bônus: para poder escrever plenamente em Esperanto (com um teclado para Esperanto) no celular, a forma mais fácil que eu encontrei foi baixar o aplicativo da Google chamado Gboard

Imersão na Esperantujo

Para além de todos os recursos já citados dentro da Esperantujo (comunidade de falantes de Esperanto, esperantistas), ainda sugiro as seguintes imersões:

• Eventa servo é um site que apresenta diariamente quais são as atividades de conversação (virtuais e presenciais) disponíveis no dia de vários lugares do mundo, para fins lúdicos, didáticos, científicos etc. Os diversos congressos são divulgados nesse site também. A Associação Potiguar de Esperanto publicou um vídeo no YouTube para explicar como usar a página e participar de eventos internacionais.
  • Congressos (a nível brasileiro, os maiores congressos são organizados pela BEL e pela BEJO, já a nível mundial, os maiores são organizados pela UEA e pela TEJO).
  • Gather town (programa de computador em que se pode reunir em várias salas diferentes para se conversar, discutir sobre algum tema e jogar em Esperanto)

Espero poder contribuir com seu aprendizado de Esperanto com essa publicação. Sinta-se à vontade para sugerir mais recursos!

Observação: essa publicação é inspirada na publicação de Chuck Smith (cofundador do primeiro curso de Esperanto no Duolingo para falantes de Inglês e fundador do Amikumu) de mesmo título (mas muito mais completa) para os estudantes de Esperanto que terminaram o curso do Duolingo para anglófonos. O objetivo desta publicação é divulgar a publicação dele aos estudantes de língua portuguesa e apresentar recursos que eu mesmo usei/uso durante meu aprendizado para facilitar o estudo de vocês. Deixo o link para a publicação em Inglês: Finished the Esperanto tree, now what?. Se não falarem Inglês, recomendo usar o Google tradutor, porque o texto está bem direto e, de forma simples, encaminha os estudantes para links muito interessantes. Outra publicação igualmente rica é a Esperanto Mega Post, também escrita pelo Chuck, e disponível em Inglês.

July 14, 2020

8 Comentários

https://www.duolingo.com/profile/rimedlav2

Sugiro incluir RAFAEL MILHOMEM e BAROK PROJEKTO na área dos músicos...

Finalmente adicionados!

Nedankinde. Mi multe dediĉas por plibonigi la artikolon!

https://www.duolingo.com/profile/andiepsi

Nossa! Muito obrigada por todas as informações!

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.