"Quem aconselhou o jovem que ele vá para o oeste?"

Tradução:Kiu konsilis al juna viro, ke li iru okcidenten?

September 6, 2020

5 Comentários
Esta conversa está trancada.


Celioluzverde

Quem aconselhou o jovem que ele vá para o oeste?

Kiu konsilis al la juna viro, ke li iru okcidenten?


Mauricio_3333

Caro Celio, seu apontamento é muito oportuno, até porque no exercício anterior a mesma estrutura apareceu, em que se exigiu a colocação do artigo. Nesse caso, faz-se referência a seguinte frase: "Kiu konsilis al LA juna virino, ke ŝi iru okcidenten?" Enfim, é preciso considerar que (1) ou o Esperanto tem regras fixas, ou seja, não tem exceções, (2) ou quem está elaborando os exercícios não tem um padrão, mesmo porque esse problema do uso do artigo é recorrente em vários exercícios do curso. Por exemplo, se é admissível a colocação ou a ausência do artigo em determinada estrutura, faz-se indispensável a programação de ambas as hipóteses como corretas. O Duolingo é um canal de grande visibilidade, e todos os Esperantistas devem empreender esforços para resguardar o Esperanto (como língua internacional plenamente viável: estruturalmente bem definida) e a seriedade e boa vontade dos Esperantistas, porque o Esperanto não pode ser um território de dúvidas e exceções ao sabor de quem quer que seja. Não pode ficar refém de uma idiossincrasia que não tem base nos fundamentos da língua. É preciso corrigir, ampliar e somar, tendo sempre como diretriz a ideia interna que deve promover a união de todos, com todos os esforços voltados para a disseminação da língua da fraternidade.


CelyBorges

Na minha frase, não foi aceita a tradução "Junulo", para o substantivo "jovem". Kial mi malpravas?


CelioFM

Vi NE malpravas, Cely.

JUNULO = um jovem.


Mauricio_3333

Kara, vi ne malpravas. Tiu, kiu skribis la frazon, preferis la esprimon "juna viro". Nek volu scii la kialon. Mi mem nek povos imagi. Eble li aŭ ŝi (aŭ ambaŭ - mi ne scias kion diri pri tio) preferas viron (juna viro) pli ol junulon. Cely, diru al ni kion vi pensas pri tio.

Aprenda esperanto em apenas 5 minutos por dia. De graça.