"I ask him."
Tradução:Eu pergunto a ele.
46 ComentáriosEsta conversa está trancada.
163
luiz, pra é redução de para na frase da dani, da língua popular. Veja que antes de 'ele' não se pode usar artigo a. (Houaiss:"para: preposição - Uso: informal. - mesmo que para")
163
Legal aqui, porque nenhum dicionário ou gramática aceitariam o lhe para esse verbo: Eu questiono-o é a língua padrão.
163
o dicionário costuma me ajudar quando tenho essas dúvidas e ele me diz que ask pode ter os dois sentidos ( e outras coisas mais.) Peço = demand = It would be better if he cooperated, but perhaps I'm asking too much. - Seria melhor se ele cooperasse, mas talvez eu esteja pedindo demais. You have no right to ask anything of me. - Você não tem o direito de pedir nada meu. Expecting the children to do an hour's homework after school is asking a lot of them. - Esperar que as crianças façam uma hora de tarefa depois da escola é pedir muito delas.
question - 'What's your name?' she asked. - Qual é seu nome, ela perguntou. o dicionário: http://www.ldoceonline.com/dictionary/ask_1
163
Primeiro: o verbo ask não está no passado, então não é perguntei, é pergunto; Segundo, o verbo não é pronominal, é transitivo indireto, portanto pede o pronome lhe, pois o pronome o é para objeto direto. Amar, por exemplo, é transitivo direto e devo dizer Amo-o. Pergunto-lhe: você entendeu?
• The teacher asked the student if he did the homework.
• O professor perguntou ao aluno se [ele] fez o dever de casa.
• The police questioned the suspect about the robbery.
• A polícia questionou o suspeito sobre o assalto. (interrogar)
163
não poderia. Os dicionários ajudam a resolver essas questões. Veja o que diz esse: •
You ask someone something: ( = Você pergunta algo a/para alguém. Note que o português usa a preposição a ou para. O inglês não usa preposição, ele é tr. direto) They asked me some difficult questions at the interview. = Ele me fez algumas perguntas difíceis na entrevista. ✗Don’t say: ask to someone = Não diga ASK TO...) veja onde está isso: http://www.ldoceonline.com/dictionary/ask
Regência: "pedir algo a alguém"
Queria lhe pedir um favor. = Queria pedir um favor a você.