1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: Duolingo
  4. >
  5. Aprendizado Inteligente: Aula…

https://www.duolingo.com/profile/JeffersonT4

Aprendizado Inteligente: Aula dada, aula estudada, HOJE – Prof. Pier

Olá amigos, hoje quero compartilhar com vocês uma excelente palestra do Prof. Pier onde adotei os princípios apresentados para minha vida funcionou muito bem na pós graduação e tenho tentando aplicar continuamente no aprendizado do idioma inglês. Por falhas da nossa cultura brasileira e o nosso sistema de educação muitos de nós não tem criado o habito de estudar temos buscado "Ser o melhor aluno da classe" conceito muitas vezes inseridos na nossa mente através das nossas mães "O meu filho é o melhor aluno", e nesse ponto que cometemos o primeiro erro, onde deveríamos buscar ser o melhor ESTUDANTE e não ALUNO que são 2 palavras completamente distintas. Abaixo estão elencados os principais pontos que segundo o autor prof. Pier melhoraríamos o nosso aprendizado em aproximadamente 99%. Três principais equívocos que o estudante brasileiro comete com frequência, são eles:

1 – Não sabe se comportar: a atual geração é conhecida como uma geração de “Drogados Virtuais”, onde o uso compulsivo do celular está provocando uma expressiva queda de atenção, de QI, e de inúmeras outras variáveis, o que vem causando uma série de consequências no curto e no longo prazo. O engraçado é que enquanto ele falava isso, várias pessoas estavam mexendo no celular!

2 – Não ler como forma de lazer: a média nacional de leitura de livros é irrisória, a maioria não consegue ler nem 3 livros por ano. A leitura ainda é vista por nós como uma obrigação. Só lemos o que a escola ou a faculdade nos pede, e para por aí.

3 – Estudar para a prova: o material estudado em véspera de prova fica guardado em nosso cérebro apenas até o dia da avaliação, passado esse período, tudo o que estudamos com o intuito de tirar uma boa nota é cruelmente esquecido.

E para quem frequenta aulas a noite, como estudar após a Faculdade? (Situação na qual a vasta maioria presente se encontrava)

Para o palestrante, mesmo quem trabalha no período da manhã e só tem o período noturno para frequentar as aulas, o estudo individual ainda deve ser feito quando o aluno chegar a sua casa, antes de dormir.

A dica final dada para essas pessoas foi a seguinte:

“O segredo da inteligência é saber como ficar um pouquinho mais inteligentes todos os dias. Meia hora por dia pode não ser o suficiente, mas é melhor do que nada”.

E lembre-se: Aula dada, Aula estudada, HOJE!

August 27, 2014

16 Comentários


https://www.duolingo.com/profile/Gilmaster

A parte mais importante é aprender a aprender , depois dessa parte o resto fica fácil. Muito show esse texto aí JeffersonT4. Thanks for sharing!


https://www.duolingo.com/profile/eusoumeurei

Desculpe, Jefferson, mas esse professor não trouxe nada de novo. Que para aprender é preciso dedicação, todo mundo está careca de saber, inclusive a turma que tuíta durante as aulas. O problema é que mesmo com todo esse desleixo, os professores e as escolas aprovam os alunos no fim do ano. Eventualmente eles chegam ao mercado de trabalho com esses mesmos desvios de conduta e permanece o jogo de faz-de-conta. Dizem que japoneses, sul-coreanos, americanos, chineses, suíços, alemães, ingleses, entre uns poucos outros, procedem de maneira diferente e, surpreendentemente, seus países têm economias pujantes e podem se orgulhar de alguns prêmios Nobel. Nós, os pentacampeões, já nascemos sabendo o que é bom para nós. Aqui, o problema está na cabeça de cada um. O sentimento de que o que vale é a aparência e o jeitinho vem desde o feudalismo e o escravismo coloniais. Mudar a cabeça de toda uma sociedade é um desafio que dura séculos. Pelo menos você e eu já entendemos como se resolve o problema.


https://www.duolingo.com/profile/JeffersonT4

Sem problemas amigo, desculpa mas qual seu nome? Sim essa é a ideia, não é nada novo porem poucos sabem, ou os que sabem porem ignoram. Concordo com tudo que você acabou de dizer, vejo que temos pensamentos similares sobre a cultura do Brasil, fico triste por ficarmos em penúltimo lugar no ranking mundial de educação. Se o país pensasse mais em educação de qualidade ao invés de estádios poderíamos melhorar a colocação no ranking.


https://www.duolingo.com/profile/Fabyrenata

Professores estão de mãos amarradas dentro de um sistema , mesmo não concordando com a conduta do estudante, de ver o descaso com seu próprio futuro , e sentir que estamos perdendo tempo em determinados momentos , não podemos fazer nada ..... ao tentar reprovar um aluno , o professor é colocado contra parede e inúmeras questões são feitas ao professor e engraçado que ao estudante não é feita nenhuma . E como vc mesmo citou eles chegam ao mercado de trabalho , que fiasco!!!!


https://www.duolingo.com/profile/vxnb8y

excelente comentário vou utilizar em meus estudos


https://www.duolingo.com/profile/Marcos0Gral

Ah, se esse professor desse aula por aqui... Thanks!


https://www.duolingo.com/profile/luizvitorio

Tem a palestra dele no Youtube. Basicamente ele ensina a ser um estudante ativo e que não se deve estudar antes das provas, sim, você deve exercitar no mesmo dia, aplicar o que aprendeu no mesmo dia, senão você vai esquecer. Ele não é o dono da verdade mas diz muitas verdades. Recomendo o vídeo para motivação e foco.

https://www.youtube.com/watch?v=q-1pfviGMRQ


https://www.duolingo.com/profile/JeffersonT4

Isso ai meu amigo o professor não falou nada que não saibamos, porem ele cita essas verdades e faz com que certas pessoas por que não são todas, despertam -se do sono profundo de achar que está tudo normal e que lá na frente ele resolve o problema famoso "jeitinho brasileiro". valeu por colocar o Link pois no dia post não encontrei, rsrs. Fica a dica do Professor Aula dada, Aula estudada, HOJE! Com ela nos tornamos estudantes e não o velho aluno...


https://www.duolingo.com/profile/lauritasantos

Obrigada por compartilhar conosco os principais pontos da palestra do Prof. Pier. Vivemos esta realidade nas salas de aulas, todos os dias. Talvez a sensibilização seja o caminho para que os jovens possam buscar a leitura e ampliar a cultura. Laurita Santos


https://www.duolingo.com/profile/JeffersonT4

Falou tudo " Sensibilização", é isso que falta na geração "Facebook", espero que um dia eles acordem e não se deparem com o "Ixi e agora, o que fazer?" ai infelizmente vai ser tarde demais.


Aprenda um idioma em apenas 5 minutos por dia. De graça.
Comece agora