"May I ask you a favor?"

Tradução:Posso te pedir um favor?

June 7, 2013

45 Comentários


lenivaldoleni

Imagino que, assim como eu, alguns de vocês devem se perguntar: Ok, must significa "preciso, tenho que, devo", mas em que situações eu devo usar?

O duolingo não nos orienta quanto à isso, mas esse tópicos servem pra isso. Separei umas dicas que tiraram minhas dúvidas e acho interessante compartilhar:


May indica permissão, possibilidade; pode ser usado para falar sobre ações e acontecimentos possíveis no futuro e no presente, expressar deduções, fazer um pedido, pedir ou dar permissão ou ajuda:

I may call them. (Eu posso ligar para eles.)

May I help you? (Posso lhe ajudar?)

She may know the answer. (Ela deve saber a resposta.)

The children may spend the day in the club. (As crianças podem passar o dia no clube hoje.)

May I speak to Helen? (Posso falar com a Helen?)

  • Are you going to Tom's party? (Você vai à festa do Tom?)
  • I may go to Tom's party. (Eu devo ir à festa do Tom / É provável que eu vá à festa do Tom.)
March 5, 2016

d.rocha

No caso de experimentar roupas alguém sabe me dizer o que é correto? May I try? ou Can I try?

July 3, 2014

izaiaz10

Ambos podem ser usados, may dar um ar de polidez a frase mas can é totalmente aceito, assim como could que também seria uma forma mais gentil de pedir algo

May I try it out? Posso experimentar? (Uma forma mais polida)

Can I try it out? Posso experimentar? (Normal, nem informal demais, nem formal)

Could I try it out? (Eu poderia experimentar?) assim como may uma forma mais polida de pedir algo

January 14, 2015

VictorCoelho654

Desculpe, mas essa explicaçao ta um pouco incompleta. O can expressa ideia de capacidade física ou mental enquanto o may expressa permissão. Obviamente que em situacoes muito informais o uso dos dois é permitido, mas tem um detalhe: O can pode substituir o may, mas o may nunca poderá substituir o can para capacidads fisicas ou mentais.

May I try it out? Posso experimentar?(Perguntando se tem permissão para isso)

Can I try it out? Posso experimentar?(Perguntando se consegue fisicamente ou mentalmente algo, no caso da roupa nao faz muito sentido)

Fontes e outras dicaa de ingles : http://writingexplained.org/can-vs-may-difference

http://www.grammar-monster.com/easily_confused/can_may.htm

Se preferir Pt: http://www.englishexperts.com.br/forum/may-x-can-qual-a-diferenca-t418.html

http://m.youtube.com/watch?v=_8OWdDF8Lw0

Desculpe pela desorganizaçao , estou no celular.

October 19, 2015

VictorCoelho654

Se quiserem o minuto exato em que aparece o assunto de may e can no video que mandei : 3:50

October 19, 2015

renattojunior

No caso do CAN referido à roupas, pode se usar na afirmativa, indicando que se tem condições (fisicas) de vestir o (experimentar). Ou seja: l can to wear (to try) = Tenho condições de vestir (experimentar).

May 5, 2017

Netto_JM

*I can wear (sem o "to", nem todo infinitivo usa o "to")

July 22, 2017

_RodrigoM_

Na verdade é o verbo modal q não é seguido de To.

January 8, 2018

Yeshayah19

May I try it out? e Could I try it out? são formas mais educadas de pedir permissão para fazer algo, você também pode usar can para pedir permissão só que é um pouco mais informal.

March 7, 2016

BrunaTassy

Não é para fazer algo/qualquer coisa. É para experimentar. Não pense que é pra tudo kkkk Try out = experimentar, né?

May 28, 2016

WesleyFeitosa0

Na frase "May the force be with you" qual o papel do MAY aqui?

November 11, 2015

vinidcali

Expressar um desejo.

Na língua moderna, essa construção (tipo a sua, não a do DL) é considerada extremamente formal, então meio que agora só é usada em situações específicas, em frases "prontas" que todo mundo conhece assim e acha estranho falar de outro jeito (May God bless you, May God have mercy on your soul e outras expressões religiosas, por exemplo).

November 11, 2015

Jota_R

May usado no inicio da frase tem o sentido de: Que. May the force be with you = Que a força esteja com vc. May God bless you = Que Deus te abençoe Etc...

May 12, 2016

Jbbandos

"Posso pedir-te um favor" ou "posso pedir-lhe um favor" seria o correcto em português europeu.

August 27, 2015

danielf55

A gramática do português brasileiro estabelece que a colocação do pronominal "te" que deve ficar 'antes' do verbo no infinitivo 'pedir'. O verbo no infinitivo exerce atração pronominal. Sugiro que você veja este assunto, difícil até para nós: colocação pronominal/próclise, mesóclise e ênclise em www.infoescola.com/portugues/colocaçao-pronominal-proclise-mesoclise-enclise/. Espero que tenha ajudado!

January 7, 2016

Jbbandos

Pelo que vejo nessa página, no vosso Português ambas as construções estão correctas (ver "COLOCAÇÃO PRONOMINAL NAS LOCUÇÕES VERBAIS"). No entanto, no Português europeu, o pronome antes do verbo auxiliar não é normalmente utilizado, é uma construção obsoleta. "posso te pedir" é algo que soa estranho a um Português.

January 13, 2016

Bia1604

May nao significa maio?

July 1, 2015

UserBob

May pode ser maio, mas também pode ser nome próprio feminino ou PODE. May be = pode ser. Tudo depende do contexto.

July 2, 2015

Thaylis3

Também, mas aí você precisa ver o contexto. Isso ocorre com várias palavras no português, por exemplo, se eu falar que a manga da minha camiseta está rasgada o contexto mostra que eu estou falando da parte da roupa, não da fruta. A mesma coisa vale pro May, você tem que ver a frase como um todo para entender se se refere ao mês ou ao verbo

February 16, 2016

Alvaro.JC.

"Talvez eu te peça um favor" tbm foi aceito

January 2, 2015

AngeloSant14

Posso eu pedir um favor (porque nao pode ser aceito como certo? ) Afinal " I = Eu "

January 7, 2016

Thaylis3

O posso em português já demonstra que é a primeira pessoa do singular (eu), o que não acontece no inglês, já que o May é usado para todas as pessoas (May I, may you, may he...). O problema aqui é que na forma como você colocou não mostra pra quem o favor está sendo pedido: May I ask YOU a favor? , que em português é representado pelo TE ou pelo PARA VOCÊ. Ex: posso TE pedir um favor? Ou ainda Posso pedir um favor PARA VOCÊ?

Obs : se você tivesse escrito uma das frases acima acrescentando o eu estaria certo também. Ex: Eu posso te pedir um favor?

February 16, 2016

ricardonevesp

Can = posso ou poder na questao fisica. Exemplo : he can't walk.

May = posso na questão de permissão. Exemplo = may I go to the bathroom teacher?

May 27, 2016

Frmsilva

Poderia pedir a voce um favor?

March 20, 2014

danielf55

Aí seria 'could' I ask you a favor? Espero que ajudei.

December 31, 2014

mbiondani

May ,is polite. A formal subject

February 4, 2015

FranckAlves

May é mais polido. Como se você pedisse uma gentileza. Can I ask you a favor? é aceitavel, mas não soa tão educado quanto o May.

August 23, 2015

jaspion.sa

Oi alguem me ajuda por favor eu sempre achei que pedir seria ask for mas ai tem apenas ask alguem pode me dizer o pq ?

November 15, 2015

jonathanlinux

ask for you= pedir para você

ask you = pedir-lhe

ask to you- pedir a/para você

December 15, 2015

rodrigo30645

How to use "May"?

January 6, 2016

LuanaBassani

Penso eu que deveria ser considerado "posso perguntar 'a' voce um favor?" uma vez que ao rejeitar minha resposta, uma alternativa que o Duolingo me sugeriu foi "posso perguntar 'para' você um favor?".

January 7, 2016

danielf55

Oi Luana, nós não usamos os verbos pedir e perguntar como sinônimos. Bons estudos.

January 7, 2016

JooVIctorD261793

Muitos estão dizendo que 'May' expressa permissão. Me lembrei de um game que tem 'May' no nome: Devil May Cry. Tô bem confuso agora. Alguém me explica isso, por favor? Agradeço desde ja. XD

February 10, 2016

vinidcali

Nessa frase do DL ele expressa permissão, mas não é só esse o único significado dele!

Como verbo, ele tem três significados principais:

  1. Possibilidade: o famoso may be; it may not have felt like it, but it was a real earthquake
  2. Permissão: may I sit?; may I use the toilet?; you may not reproduce the contents of this page
  3. Desejo ou esperança: may he rest in peace; I hope you may help me

EDIT: oops esqueci do Dante!
Provavlemente quer dizer que "o diabo vai chorar", no sentido de que isso é possível/provável de acontecer... Pode até ser desejo também - a construção da frase seria um pouco diferente, mas considerando que é o título de algo, a gente dá liberdade poética né? xD Até mesmo os dois significados ao mesmo tempo: é normal usarem títulos assim justamente por ter esse jogo com os significados/palavras.

C:

February 10, 2016

Ftima561992

Alguem pode me dizer quando devo usar should, would e could

June 9, 2017

luishpaiva

Lhe pedir?

July 15, 2017

Jaderson259980

Fiquei boiando com este MAY na frase,se fosse CAN teria entendido

September 3, 2017

Jaderson259980

Pelo que ví MAY:= POSSO de possiblidade (Eu POSSO te pedir ? CAN = POSSO de abilidade ( POSSO te pedir) Se eu estiver errado me corrijam por favor

September 5, 2017

AnneEly

Primeiro gostaria de reportar que "não gostei da mudança de abrir outra aba para reportar algo", mas devem ter seus motivos. rs

October 12, 2017

pauloricar90270

MAY não é maio (mês)???

November 26, 2017

Sylently

Pensei que May era uma pessoa -.-

January 6, 2018

Celestinad7

Foi o erro do computador

March 26, 2018

RafaelHenr807852

Por que não "May I ask you for a favor ?" ? Eu pensei isto porque sempre usamos "ask for" como "pedir" e "ask" como "perguntar".

August 11, 2018

gracacamargo

solução correta.

October 2, 2018
Aprenda Inglês em apenas 5 minutos por dia. De graça.