1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: English
  4. >
  5. "Você tem tempo?"

"Você tem tempo?"

Tradução:Do you have time?

June 22, 2013

65 Comentários


luizvitorio

Aceitou sem o "do". Isso está correto?


VerdandiFate

Em outra lição, uma colega explicou que o verbo Have é um auxiliar e por isto não há necessidade do DO ou DOES


Danmoller

Vamos por partes rsrs

Às vezes, o verbo have realmente é um verbo auxiliar, mas só quando há outro verbo como principal. É usado principalmente em tempos verbais diversos como "present perfect", "past perfect", etc....

  • I have been there = Eu estive lá (Auxiliar: to have / Principal: to be)
  • She had gone away = Ela tinha ido embora (Auxiliar: to have / Principal: to go).

Mas na nossa frase aqui, o "have" tem significado de "posse". Ele é o verbo principal, e não um auxiliar.

Por isso, usa-se sim o "do" como auxiliar nas perguntas. Então a ordem correta é:

  • Do you have time?

Mas.....

É possível fazer perguntas com uma entonação diferente, uma espécie de afirmação mas com um ar de desconfiança ou surpresa. Nesses casos, faz-se a pergunta na mesma ordem da afirmativa:

  • You have time? (Pode significar algo como, por exemplo: "tipo, não tô acreditando, você tá dizendo que tem tempo???")

Existe também uma maneira mais coloquial com significado de posse que usa o "have got". (No caso, o principal é o "to get"). Aí sim você poderia colocar o "have" antes, porque nesse caso ele é realmente um auxiliar:

  • Have you got time?

HenriqueLi817363

Em um outro exercício um colega explicou que sem usar o "do/does" poderia ser em uma pergunta informal exemplo esta "you have time?", em uma conversa entre amigos. Já em uma conversa formal deve-se utilizar o "do"


Marcio.Ledo

Cara você está de parabéns pela explicação! obrigado, gostaria que outros se dispusessem em ajudar com tamanha dedicação.


emeyr

Tanta faz: Do you have time? e Have you got time?

A resposta afirmativa para as duas perguntas é a mesma: Yes, I do. A negativa é: No, I don't.


Nahirota

Confundo muito o "are you" com "do you" Alguem tem alguma dica p me ajudar ??


..BATMAN..

Se a afirmativa já possuir o verbo 'to be' (are), basta invertê-lo com o sujeito para formar uma pergunta. Não precisará de um auxiliar (do).


vladimircnetto0

Boa explicação, mas para a maioria devem faltar pré-requisitos


Rafael55875

Todas a lições que eu faço eu fico rezando pra vc estar nos comentários


Lucas.Isaac

Excelente explicação!


leoger9

Se escrever ou falar sem o Do vai ficar uma afirmacão não uma pergunta me desculpe se escrevi alguma palavra errada


Raimundonetto1

Galera o correto seria "Do you have time?" O verbo "to have" é auxiliar sim mas nesse caso ele funciona com verbo principal. "To have" não é auxiliar no presente, tempo em que a setença está.


anamoisinho

Does é usado para He, she e it Do é usado para you


VerdandiFate

Quando se usa DO ou DOES não se inverte a ordem pronome+verbo.: - É isto mesmo?


Danmoller

A inversão é feita pelo próprio "do", ele passa a vir antes do sujeito.

  • Do you have time? (interrogativa)
  • You do have time (afirmativa com ênfase)
  • You do not have time (negativa)

pilinio

O que é mais usado? "Do you have a moment" ou "Do you have time"?


..BATMAN..

Creio que dependeria do contexto. Se quiser fazer algo junto com a pessoa ou quer que ela faça algo, eu usaria "Do you have time?". Agora se quer só dar uma palavrinha com a pessoa, eu usaria "Do you have a moment?".


Heei

do you have a moment, acho


tiagoseger

Any time gente seria como dizer voce tem algum tempo pra mim?


EridanGalvao

Eu poderia escrever: have you time?


VerdandiFate

Respondi assim e foi aceito


PurpleBlack

Não aceitou o "You've" .-.


danilomh

Quando se trata de perguntas inverte para 'Have you', que vira para interrogativa. 'You have' é utilizado para afirmativa. Mas no caso, deu certo utilizando sem o 'Do'.. n sei se sem o 'Do' é realmenre correto. 'Do have you'... Tentei sem e deu certo.


alexandrebr

eu escrevi ''have you time?'' e aceitou, mas depois que vi a resposta do duolingo fiquei em dúvida se a minha resposta está realmente correta! podem me esclarecer!


EraldoCarv

Antigamente voce dizia= have you anything to declare, etc... mais tarde começaram a usar o auxiliar DO junto com o verbo to have. Vejam que se diz= Can you, will you, shall you, would you sem o auxiliar DO. Era então ensinado que para fazer o futuro simples, Usava-se SHALL para a primeira pessoa e WILL para a segunda e terceira.. Hoje em dia usa-se quase que exclusivamente o WILL.. Então a lingua está perdendo a FORMALIDADE.


DanielBarb285589

Qual a regra para o uso do "Do/Does"?


AnnyeFM

Eu respondi "you have any time" mas ñ entendo o que é/significa any, podem me explicar??


tiagoseger

Voce tem algum tempo pra mim ?


tiagoseger

Any seria nesse caso "algum"


leonilso

HAVE YOU TIME também esta correto , por que o HAVE pode ser usado como verbo auxiliar , ai neste caso não precisa do auxiliar DO.....okkkkkkkk, espero ter ajudado.......


rogerio.fonseca

Coloquei apenas "Have you time?" e passou. Está correto? É usual?


guihop

Não poderia ser "are you have time" ?


Danmoller

Não, o "are" (am, are, is....) é o verbo "ser".

Ele vai para o início das perguntas quando ele existe na frase, mas quando ele não existe, o verbo que se acrescenta é o "do".


eriveltonbf

porque não aceitou HAS ?


Danmoller

Has é a forma para a terceira pessoa do singular (he/she/it):

  • I have
  • You have (singular)
  • He/she/it has
  • We have
  • You have (plural)
  • They have

Manusuhr

Faz muito sentido usar o "Do", pois, nessa frase, "have" nao age como verbo auxiliar.


emeyr

Afirmativo: You have time.

Interrogativo: Usamos do/does seguido pelo verbo - have

Do you have time? // Does he have time?

You've = You have Usa-se com os verbos compostos :

You've been late all week. (You have been late all week) - present perfect tense.


ricardosoarress

Porque quando eu emprego o to be para esta pergunta esta errado? Are you have time?


yansk8

Usei "have your time" por pensar que em frases interrogativas o verdo vem antes


emeyr

Há duas escolhas: Do you have time? ou Have you got time?

Ambos representam o presente. Have you got time? é coloquial, falado.


RicarDo_FS

Não poderia ser "Are you have time?"


Danmoller

O "are" significa "é/está".

Para perguntas assim, usa-se o "do", que nesse caso não tem significado nenhum, só serve para fazer a pergunta mesmo.


FelipePDO

"Are you have time? " está incorreto? Porque?


emeyr

Todos os verbos menos to be (ser/estar) precisam de do, does para fazer uma pergunta no presente. ( o presente simples)

Do you have time?

Uma exceção...Have you got time? (inglês falado)


LeilaAlany

Por que " you've" ?


KawandersonA

Só não entendi a partezinha do "any"


Danmoller

Às vezes, é um pouco mais natural usar o "any" nesse tipo de pergunta.

Em português, como a emeyr falou, significa "algum";

  • Você tem um/algum tempo? Você tem algum tempinho qualquer aí? (Claro que a gente quase nunca vai perguntar uma coisa assim em português, mas a ideia se aproxima disso).

emeyr

"Você tem algum tempinho qualquer aí?" Fala assim?


Danmoller

haha, às vezes, é possível.

A gente usa "tempinho" pra dizer que não é um "tempão". É "rapidinho" :p


wagner.lim4

Não consegui entender por que cometi erro escrevendo "do you have time" e o programa me deu erro pois deveria escrever "do you have any time"? me ajudem.


gabriel-soares12

Quando falo ''Are you have time?'' e ''Do you have time?''


emeyr

Do you have time? = Have you got time? (informal)

Não existe "Are you have time?"


Al2v3s

Porque eu errei pq nao coloquei o Do ?


edvaniadj

coloquei sem o Do, e constou como quase certo :( ainda não entendi os momentos para usar o DO


Katia189036

Forma pela primeira vez usada??????


wagner.cav2

Porque nao aceita só you?


emeyr

Para fazer uma pergunta normal no presente simples, necessita usar verbo auxilar "do/does" no começo.

Do you have / Do they have / Do we have /Do I have

Does he/she/it have


JuliaVolpee

Coloquei: "Do you got time" e errei :/

Aprenda inglês em apenas 5 minutos por dia. De graça.