"Você tem tempo?"

Tradução:Do you have time?

June 22, 2013

65 Comentários


luizvitorio

Aceitou sem o "do". Isso está correto?

October 11, 2013

VerdandiFate

Em outra lição, uma colega explicou que o verbo Have é um auxiliar e por isto não há necessidade do DO ou DOES

October 30, 2013

Danmoller

Vamos por partes rsrs

Às vezes, o verbo have realmente é um verbo auxiliar, mas só quando há outro verbo como principal. É usado principalmente em tempos verbais diversos como "present perfect", "past perfect", etc....

  • I have been there = Eu estive lá (Auxiliar: to have / Principal: to be)
  • She had gone away = Ela tinha ido embora (Auxiliar: to have / Principal: to go).

Mas na nossa frase aqui, o "have" tem significado de "posse". Ele é o verbo principal, e não um auxiliar.

Por isso, usa-se sim o "do" como auxiliar nas perguntas. Então a ordem correta é:

  • Do you have time?

Mas.....

É possível fazer perguntas com uma entonação diferente, uma espécie de afirmação mas com um ar de desconfiança ou surpresa. Nesses casos, faz-se a pergunta na mesma ordem da afirmativa:

  • You have time? (Pode significar algo como, por exemplo: "tipo, não tô acreditando, você tá dizendo que tem tempo???")

Existe também uma maneira mais coloquial com significado de posse que usa o "have got". (No caso, o principal é o "to get"). Aí sim você poderia colocar o "have" antes, porque nesse caso ele é realmente um auxiliar:

  • Have you got time?
December 11, 2014

JhonatanLi4

Mitou

February 24, 2015

HenriqueLi817363

Em um outro exercício um colega explicou que sem usar o "do/does" poderia ser em uma pergunta informal exemplo esta "you have time?", em uma conversa entre amigos. Já em uma conversa formal deve-se utilizar o "do"

March 8, 2015

Marcio.Ledo

Cara você está de parabéns pela explicação! obrigado, gostaria que outros se dispusessem em ajudar com tamanha dedicação.

July 13, 2015

emeyr

Tanta faz: Do you have time? e Have you got time?

A resposta afirmativa para as duas perguntas é a mesma: Yes, I do. A negativa é: No, I don't.

July 13, 2015

Nahirota

Confundo muito o "are you" com "do you" Alguem tem alguma dica p me ajudar ??

August 16, 2015

..BATMAN..

Se a afirmativa já possuir o verbo 'to be' (are), basta invertê-lo com o sujeito para formar uma pergunta. Não precisará de um auxiliar (do).

August 20, 2015

LuizFernan896377

Ajudou banstante vlw

September 25, 2015

vladimircnetto0

Boa explicação, mas para a maioria devem faltar pré-requisitos

May 1, 2016

Rafael55875

Todas a lições que eu faço eu fico rezando pra vc estar nos comentários

November 4, 2017

Lucas.Isaac

Excelente explicação!

July 13, 2016

leoger9

Se escrever ou falar sem o Do vai ficar uma afirmacão não uma pergunta me desculpe se escrevi alguma palavra errada

April 26, 2015

Joovitor247996

O meu n aceitou

September 9, 2015

Raimundonetto1

Galera o correto seria "Do you have time?" O verbo "to have" é auxiliar sim mas nesse caso ele funciona com verbo principal. "To have" não é auxiliar no presente, tempo em que a setença está.

July 28, 2014

anamoisinho

Does é usado para He, she e it Do é usado para you

February 9, 2014

VerdandiFate

Quando se usa DO ou DOES não se inverte a ordem pronome+verbo.: - É isto mesmo?

October 25, 2013

Danmoller

A inversão é feita pelo próprio "do", ele passa a vir antes do sujeito.

  • Do you have time? (interrogativa)
  • You do have time (afirmativa com ênfase)
  • You do not have time (negativa)
January 5, 2015

pilinio

O que é mais usado? "Do you have a moment" ou "Do you have time"?

June 22, 2013

..BATMAN..

Creio que dependeria do contexto. Se quiser fazer algo junto com a pessoa ou quer que ela faça algo, eu usaria "Do you have time?". Agora se quer só dar uma palavrinha com a pessoa, eu usaria "Do you have a moment?".

August 20, 2015

Heei

do you have a moment, acho

June 27, 2013

tiagoseger

Any time gente seria como dizer voce tem algum tempo pra mim?

April 25, 2014

EridanGalvao

Eu poderia escrever: have you time?

October 16, 2013

VerdandiFate

Respondi assim e foi aceito

October 30, 2013

PurpleBlack

Não aceitou o "You've" .-.

November 18, 2013

danilomh

Quando se trata de perguntas inverte para 'Have you', que vira para interrogativa. 'You have' é utilizado para afirmativa. Mas no caso, deu certo utilizando sem o 'Do'.. n sei se sem o 'Do' é realmenre correto. 'Do have you'... Tentei sem e deu certo.

October 23, 2014

alexandrebr

eu escrevi ''have you time?'' e aceitou, mas depois que vi a resposta do duolingo fiquei em dúvida se a minha resposta está realmente correta! podem me esclarecer!

December 26, 2013

EraldoCarv

Antigamente voce dizia= have you anything to declare, etc... mais tarde começaram a usar o auxiliar DO junto com o verbo to have. Vejam que se diz= Can you, will you, shall you, would you sem o auxiliar DO. Era então ensinado que para fazer o futuro simples, Usava-se SHALL para a primeira pessoa e WILL para a segunda e terceira.. Hoje em dia usa-se quase que exclusivamente o WILL.. Então a lingua está perdendo a FORMALIDADE.

April 28, 2014

DanielBarb285589

Qual a regra para o uso do "Do/Does"?

February 7, 2014

AnnyeFM

Eu respondi "you have any time" mas ñ entendo o que é/significa any, podem me explicar??

April 4, 2014

tiagoseger

Voce tem algum tempo pra mim ?

April 25, 2014

tiagoseger

Any seria nesse caso "algum"

April 25, 2014

leonilso

HAVE YOU TIME também esta correto , por que o HAVE pode ser usado como verbo auxiliar , ai neste caso não precisa do auxiliar DO.....okkkkkkkk, espero ter ajudado.......

April 23, 2014

rogerio.fonseca

Coloquei apenas "Have you time?" e passou. Está correto? É usual?

July 27, 2014

guihop

Não poderia ser "are you have time" ?

December 11, 2014

Danmoller

Não, o "are" (am, are, is....) é o verbo "ser".

Ele vai para o início das perguntas quando ele existe na frase, mas quando ele não existe, o verbo que se acrescenta é o "do".

January 6, 2015

eriveltonbf

porque não aceitou HAS ?

December 14, 2014

Danmoller

Has é a forma para a terceira pessoa do singular (he/she/it):

  • I have
  • You have (singular)
  • He/she/it has
  • We have
  • You have (plural)
  • They have
July 13, 2015

Manusuhr

Faz muito sentido usar o "Do", pois, nessa frase, "have" nao age como verbo auxiliar.

December 26, 2014

IgorSMJ

Do you've time

January 11, 2015

emeyr

Afirmativo: You have time.

Interrogativo: Usamos do/does seguido pelo verbo - have

Do you have time? // Does he have time?

You've = You have Usa-se com os verbos compostos :

You've been late all week. (You have been late all week) - present perfect tense.

June 9, 2015

ricardosoarress

Porque quando eu emprego o to be para esta pergunta esta errado? Are you have time?

January 29, 2015

yansk8

Usei "have your time" por pensar que em frases interrogativas o verdo vem antes

February 2, 2015

emeyr

Há duas escolhas: Do you have time? ou Have you got time?

Ambos representam o presente. Have you got time? é coloquial, falado.

February 2, 2015

RicarDo_FS

Não poderia ser "Are you have time?"

February 10, 2015

Danmoller

O "are" significa "é/está".

Para perguntas assim, usa-se o "do", que nesse caso não tem significado nenhum, só serve para fazer a pergunta mesmo.

March 30, 2015

FelipePDO

"Are you have time? " está incorreto? Porque?

March 30, 2015

emeyr

Todos os verbos menos to be (ser/estar) precisam de do, does para fazer uma pergunta no presente. ( o presente simples)

Do you have time?

Uma exceção...Have you got time? (inglês falado)

March 30, 2015

LeilaAlany

Por que " you've" ?

June 6, 2015

KawandersonA

Só não entendi a partezinha do "any"

July 8, 2015

Danmoller

Às vezes, é um pouco mais natural usar o "any" nesse tipo de pergunta.

Em português, como a emeyr falou, significa "algum";

  • Você tem um/algum tempo? Você tem algum tempinho qualquer aí? (Claro que a gente quase nunca vai perguntar uma coisa assim em português, mas a ideia se aproxima disso).
July 8, 2015

emeyr

"Você tem algum tempinho qualquer aí?" Fala assim?

July 8, 2015

Danmoller

haha, às vezes, é possível.

A gente usa "tempinho" pra dizer que não é um "tempão". É "rapidinho" :p

July 8, 2015

emeyr

any = algum

July 8, 2015

wagner.lim4

Não consegui entender por que cometi erro escrevendo "do you have time" e o programa me deu erro pois deveria escrever "do you have any time"? me ajudem.

July 16, 2015

gabriel-soares12

Quando falo ''Are you have time?'' e ''Do you have time?''

September 5, 2016

emeyr

Do you have time? = Have you got time? (informal)

Não existe "Are you have time?"

September 5, 2016

Al2v3s

Porque eu errei pq nao coloquei o Do ?

September 10, 2016

edvaniadj

coloquei sem o Do, e constou como quase certo :( ainda não entendi os momentos para usar o DO

December 5, 2016

Katia189036

Forma pela primeira vez usada??????

February 14, 2018

wagner.cav2

Porque nao aceita só you?

April 6, 2018

emeyr

Para fazer uma pergunta normal no presente simples, necessita usar verbo auxilar "do/does" no começo.

Do you have / Do they have / Do we have /Do I have

Does he/she/it have

April 6, 2018

JuliaVolpee

Coloquei: "Do you got time" e errei :/

November 16, 2015
Aprenda Inglês em apenas 5 minutos por dia. De graça.